Filtrar


Questões por página:
A esporotricose é endêmica em regiões de clima tropical e subtropical, como o Brasil. Atualmente, houve crescimento importante do seu diagnóstico, principalmente no estado do Rio de Janeiro, com predominância da infecção pela espécie Sporothrix brasiliensis. Sobre as formas clínicas da esporotricose, assinale a alternativa correta.
Paciente de 55 anos, fototipo IV, relata áreas com perda de cabelo e de pêlos do corpo há um ano. Ao exame físico, aumento do recesso frontotemporal com alopecia difusa na região afetada. Na dermatoscopia da área, não se observam aberturas foliculares, e na periferia da lesão são observados eritema e descamação peripilar. Não há perda de supercílios ao exame clínico, porém há perda de pelos nos membros superiores e inferiores. Na dermatoscopia da região, são vistas aberturas foliculares. Assinale a alternativa que apresenta a hipótese diagnóstica correta para o caso.
Paciente de 40 anos, fototipo II, relata presença de nódulos eritematosos, dolorosos, com fistulização e saída de secreção purulenta nos glúteos e face posterior das coxas, há dois meses. Nega febre e perda de peso durante o período. Relata que, há cerca de três meses, realizou injeção de desoxicolato para redução de medidas com esteticista da cidade. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
Paciente de oito meses, do sexo feminino, nascido de parto normal sem intercorrências. Realizado pré-natal adequadamente, sem nenhuma intercorrência. Em aleitamento materno associado à introdução alimentar adequada para a idade. Crescimento, ganho de peso e desenvolvimento neuropsicomotor adequados para a idade. Há um mês, iniciou quadro de lesões eritematosas, com descamação, principalmente nos pés e mãos, e exulcerações nas regiões perioral e perianal. Assinale a alternativa que apresenta qual o exame complementar necessário para confirmar a principal hipótese diagnóstica.
Paciente de 34 anos, fototipo IV, com diagnóstico de HIV desde 2018, em uso de zidovudina, lamivudina e efavirenz, com carga viral indetectável, apresenta episódio de febre, cefaleia a artralgia há uma semana, com posterior surgimento de lesões papulopustulosas, com evolução para lesões ulceronecróticas de bordas elevadas e crostas rupioides, na face e no tronco anterior. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a principal hipótese diagnóstica e o exame confirmatório.