Filtrar


Questões por página:
A cardiotocografia abaixo (Figura 5) representada, apresenta desaceleração do tipo “DIP umbilical ou variável”. Este tipo de desaceleração pode ser classificado entre DIP umbilical de bom prognóstico e de mau prognóstico, quando aponta para resultado perinatal adverso. Assinale a alternativa que contenha uma característica de DIP umbilical de bom prognóstico.
Imagem associada para resolução da questão





O conhecimento sobre as fases clínicas e mecanismos do trabalho de parto é fundamental na adequada assistência obstétrica. Sobre o início da segunda fase clínica do parto, ou período expulsivo, assinale a alternativa correta.
M.D.D.,31 anos, primigesta,37 semanas e 1 dia de gestação, chega à sua maternidade de referência em fase ativa de trabalho de parto. É soropositiva para HIV em uso regular de TARV há 6 meses, e apresenta carga viral, coletada há 2 semanas, com 800 cópias/ml. Deseja muito parto natural sem medidas invasivas pois se orientou sobre o risco de transmissão vertical nestes casos. No entanto, apresenta dúvidas se poderá prosseguir para o parto vaginal e se deverá receber profilaxia com AZT intravenoso. Em relação às dúvidas da paciente, assinale a alternativa correta.
Sobre o atendimento integral da gestante nefropata, assinale a alternativa correta.
Sabe-se que cardiopatias são causa importante de mortalidade materna em nosso país, e que gestantes portadoras de cardiopatias apresentam maior risco de terem filhos cardiopatas. Em relação à via de parto da gestante cardiopata, assinale a alternativa que constitui indicação formal de parto cesárea.