Questões de Concurso
Filtrar
190 Questões de concurso encontradas
Página 18 de 38
Questões por página:
Sobre as laringites crônicas infecciosas, assinale a alternativa incorreta.
As faringotonsilites (FT) são infecções das vias aéreas superiores bastante comuns. As tonsilas palatinas têm susceptibilidade à aderência bacteriana do Streptococcus pyogenes beta-hemolítico do grupo A (GAS) que pode levar a complicações locorregionais e imunológicas.
Com relação às FT e à tonsilectomia, assinale a alternativa correta.
A doença de Menière tem fisiopatologia ainda indefinida e seu diagnóstico eminentemente clínico. Entretanto, alguns exames podem ser úteis para a avaliação dos pacientes com suspeita dessa doença.
Sobre o diagnóstico da doença de Menière, assinale a alternativa incorreta.
A tontura é um dos sintomas mais comuns na prática clínica. A neurite vestibular é um quadro de vertigem intensa aguda comumente diagnosticada em pronto atendimentos.
São aspectos importantes nos quadros de vertigens agudas, exceto:
Analise as afirmativas a seguir sobre as causas infecciosas de perdas auditivas neurossensoriais adquiridas.
I. Na caxumba, geralmente a perda auditiva é unilateral, de evolução rápida, profunda em frequências agudas e comumente irreversível.
II. No sarampo, a perda auditiva neurossensorial é geralmente bilateral, concomitante ao rash cutâneo, pode ser assimétrica, predomina nas altas frequências e é comumente irreversível.
III. A síndrome de Ramsay Hunt se caracteriza por vesículas dolorosas em pavilhão auditivo e conduto auditivo externo, paralisia facial periférica e, na maioria dos casos, sintomas otoneurológicos como vertigem, zumbido, hipoacusia.
IV. As meningites bacterianas causadas pelo Streptococcus pneumoniae são mais frequentes, mas a surdez permanente tem maior probabilidade de ocorrer nos casos de infecção pela Neisseria meningitidis.
V. A sífilis congênita e adquirida podem levar à surdez neurossensorial, sendo que na congênita, a perda auditiva pode ser precoce (ao nascimento até os três anos de idade) ou tardia (dos oito aos 20 anos de idade).
São corretas as afirmativas