Filtrar


Questões por página:

A esquizofrenia é composta por um grupo heterogêneo de pacientes, com apresentações clínicas, respostas ao tratamento e prognóstico variáveis. Denota um dos transtornos mentais mais graves, tendo sido estudada desde o século XIX, porém sua etiopatogenia ainda não foi completamente esclarecida.


Sobre a história da esquizofrenia pode-se afirmar:

O diagnóstico em psiquiatria é fundamentado em observações clínicas de sinais e sintomas agrupados em transtornos ou síndromes, com o objetivo final de aprimorar os esforços de tratamento e prevenção. O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM) em sua 5º edição (2014) trouxe algumas mudanças na classificação dos transtornos mentais.


Acerca dessas mudanças é correto afirmar:

As escalas de avaliação psiquiátricas permitem que informações coletadas ao longo do tempo por profissionais diferentes sejam padronizadas. Também são uteis em avaliar a melhora de um paciente ao longo do tempo, auxiliando no tratamento, definindo um diagnóstico e identificando condições comórbidas.


Marque a alternativa que exibe conceitos corretos acerca das escalas psiquiátricas.

O Sistema Único de Saúde (SUS) é tido como um modelo mundial de sistema de saúde pública em decorrência de seus princípios, que permitem a acessibilidade de todos os cidadãos aos seus serviços. Foi criado pela Constituição Federal de 1988, regulamentado pela lei 8080/90 e inspirado no sistema de saúde britânico, Nacional Health Service.
De acordo com seus princípios pode-se afirmar:

O abandono do tratamento é um problema frequente para profissionais que lidam com transtornos mentais. Ao utilizarem-se medicações para auxiliar no manejo desses transtornos deve-se estar atento aos efeitos adversos desses fármacos, o que poderia justificar e favorecer a descontinuidade do acompanhamento médico, permitindo a ocorrência de agudização do quadro.


Sobre os de efeitos colaterais de psicotrópicos é correto afirmar: