Filtrar


Questões por página:
O exame de líquido cefalorraquidiano (LCR) de um RN prematuro apresenta os seguintes resultados: • Neutrófilos 95.200 células, com 8% de metamielócitos; • Proteína 918 mg/dL; • Glicose 23 mg/dL. A partir desses resultados, quais serão o diagnóstico e a etiologia mais provável?
Referente aos RN filhos de mães que desenvolveram pré-eclâmpsia moderada a grave, assinale a alternativa INCORRETA.
Um recém-nascido com 24h de vida está em alojamento conjunto, em aleitamento materno exclusivo e o Apgar de nascimento foi 8-9, no primeiro e no quinto minutos, respectivamente. A família mudou-se para a cidade, oriunda do meio rural, e não fez pré-natal. Nota-se, ao exame físico, que o bebê não mobiliza o membro superior direito espontaneamente e chora muito ao ser manipulado. Ao RX do úmero, percebe-se um descolamento do periósteo. Esse quadro é compatível com
Em um RN eutrófico, nascido de parto normal, é possível considerar a icterícia fisiológica
Um RN que nasceu de parto normal, de uma mãe sem comorbidades, sendo alimentado com leite materno, apresenta vômitos persistes que, no decorrer dos dias, associam-se à icterícia e hepatoesplenomegalia, hipoglicemia e alterações neurológicas, inclusive convulsões. O paciente evoluiu com sequelas clínicas de cirrose e retardo mental. Qual é o diagnóstico mais provável?