Filtrar


Questões por página:
O trabalho demandado no desenvolvimento de um sistema de software complexo é muito desgastante para os envolvidos no processo, por isso é fundamental que os desenvolvedores tenham a possibilidade de explorar os requisitos do sistema de várias perspectivas, cada pessoa envolvida ressalta as propriedades que lhe interessa e omite as menos relevantes. Existem várias formas de se observar o sistema em construção. Os autores da UML sugerem que um sistema pode ser descrito por cinco visões correlacionadas, em que cada visão ressalta diferentes aspectos do sistema. Assinale a alternativa correta em relação às visões arquiteturais de um sistema de software.
O acrônimo HTML vem do inglês e significa Hypertext Markup Language ou em português Linguagem de Marcação de Hipertexto. As etiquetas (tags) da linguagem são utilizadas para definir a forma na qual se apresentará o texto e outros elementos de uma página WEB. Com o intuito de melhorar a experiência do usuário e o tempo de desenvolvimento na versão HTML5 foram introduzidos 13 novos tipos de entrada para formulários. Assinale a alternativa que contém as novas entradas.
Questão Anulada
Uma interface, no contexto de desenvolvimento de sistemas orientados a objetos, pode ser interpretada como um dispositivo de fronteira, pois define a maneira de comunicação entre duas entidades e a abstração de fronteira pode ser entendida como uma forma de interação da entidade com o mundo exterior. De acordo com a Linguagem Java, analise as afirmativas a respeito de interfaces.

I. As interfaces são classes abstratas, completamente não implementadas.
II. A classe que implementa uma interface precisa fornecer uma implementação para todos os métodos na interface.
III. Para que uma determinada classe seja vista como uma implementação de uma interface na linguagem Java, faz-se necessário indicar na declaração da classe a palavra reservada Extends.
IV. Uma classe pode implementar apenas uma interface para evitar a herança múltipla, pois é de difícil implementação na linguagem Java.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
Na orientação a objetos o encapsulamento é um mecanicismo utilizado para restringir o acesso ao comportamento interno de um objeto. O objeto requisitante envia uma mensagem e não precisa conhecer a forma pela qual a operação requisitada é realizada, tudo o que importa ao objeto remetente é a realização da operação. Na linguagem Java, os modificadores de acesso que aplicam o princípio de encapsulamento, definindo a visibilidade de um atributo ou método dentro de uma classe, definem que:
 
I. Apenas membros da classe possuem acesso.
II. Apenas membros da classe e subclasse possuem acesso.
III. Todos possuem acesso.
IV. Somente classe do mesmo pacote possuem acesso.
 
A respeito das definições anteriores assinale a alternativa correta.
Questão Anulada
A UML (Unified Modeling Language) “é uma linguagem para especificação, construção, visualização e documentação de artefatos de um sistema de Software”, incorporou os pontos fortes dos métodos do americano Grady Booch, o método OMT (Object Modeling Technique) do sueco Ivar Jacobson e o método OOSE (Object-Oriented Software Engineering) do americano James Rumbaugh, resultando em uma linguagem vastamente utilizada pois unificou as notações mais populares dos métodos citados. Um diagrama UML é uma representação gráfica parcial de um modelo de sistema em desenvolvimento ou já existente, considerando o paradigma orientado a objetos e demostrando a interação dos elementos que compõem o diagrama. Assinale, a seguir, as ferramentas que auxiliam na construção gráfica dos diagramas UML.