Filtrar


Questões por página:
A principal dificuldade encontrada ao tratar tumores utilizando a técnica convencional em radioterapia é a limitação em controlar a dose de radiação nos tecidos saudáveis próximos ao tumor. Isso ocorre porque, nessa técnica, a dose é distribuída ao longo de um grande volume de tecido, o que limita a capacidade de ajustá-la para proteger os tecidos normais circundantes. Em relação a esse assunto, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Podem ocorrer efeitos colaterais indesejados que comprometem a qualidade de vida do paciente. ( ) Uma das dificuldades encontradas no tratamento radioterápico convencional é a alta taxa de recidiva tumoral, pois limita a capacidade de ajustar a dose para proteger os tecidos normais circundantes. ( ) A dose de radiação em tratamentos convencionais é distribuída de forma heterogênea ao longo do tumor, o que pode levar a falhas no tratamento. ( ) A técnica convencional pode não ser eficaz em tumores localizados em áreas de difícil acesso ou próximas a órgãos críticos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Qual a principal razão para o fracionamento de dose em radioterapia e como é definida a distribuição diária das Unidades Monitoras (UM)?
Ao iniciar o serviço de radioterapia, é necessário realizar os testes de ___________, que avaliam o sistema mecânico do acelerador linear, e de ___________, que verificam a saída da dose de radiação. Esses testes são fundamentais para garantir a precisão e a segurança do tratamento radioterápico.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Quando um paciente falta a várias sessões de radioterapia, pode ocorrer o aumento das células tumorais. Nesse caso, o médico, junto ao físico, deve recalcular a dose com o intuito de buscar um equivalente biológico ao primeiro fracionamento proposto. Esse recálculo baseia-se em modelos na literatura. Qual equação é usada para calcular a dose efetiva da radioterapia, levando em consideração a dose total, o fracionamento e a sensibilidade do tecido ao tratamento?
Os efeitos tardios da radioterapia em tecidos normais são:
I. Inflamação e fibrose. II. Dano celular e degeneração tecidual. III. Alterações celulares e mutações genéticas. IV. Alterações na microvasculatura e necrose tecidual.
Quais estão corretas?