Filtrar


Questões por página:

O gás natural possui uma quantidade variável de gás carbônico e gás sulfídrico. O CO2 é indesejável, já que reduz o poder calorífico do gás natural e dificulta o transporte do mesmo sob baixas temperaturas e alta pressão, pois solidifica. Já o gás sulfídrico é extremamente venenoso e corrosivo frente aos equipamentos metálicos. Uma das técnicas utilizadas para retirar esses contaminates gasosos é a absorção física, onde o gás natural passa pelo solvente polietilenoglicol sob altas pressões e baixa temperatura, sendo seletivamente absorvido pelo polímero. O polímero absorvente é sintetizado a partir do óxido de etileno em meio ácido, de acordo com a reação abaixo.


O polietilenoglicol é

Três cubas eletrolíticas ligadas em série, munidas de eletrodos de platina, contêm, respectivamente, soluções aquosas de sulfato cúprico, ácido sulfúrico e nitrato de prata. Após certo tempo de passagem de corrente elétrica, a eletrólise foi interrompida. Sabendo-se que 1,35 g de cobre foi depositado na primeira cuba, analise as afirmativas a seguir.

I – A quantidade de prata depositada na terceira cuba é 4,59 g.

II – Há produção de gás oxigênio apenas na segunda cuba.

III – A quantidade de ácido sulfúrico permanece constante na segunda cuba.

IV – O volume de oxigênio produzido, nas CNTP, na segunda cuba, é de 0,24 L.

Dado: Volume molar dos gases na CNTP = 22,4 L.mol –1

Estão corretas APENAS as afirmativas

O besouro-bombardeiro, cujo nome científico é Brachynus crepitans, possui, no seu abdômen, dois compartimentos distintos que armazenam hidroquinona e peróxido de
hidrogênio. Quando ele se sente ameaçado, essas substâncias se misturam e, através de uma catálise enzimática, há a formação de p-benzoquinona, que é expelida sob a
forma de uma solução quente, de acordo com a reação abaixo.


Nessa reação de oxirredução,

Considere que uma solução aquosa de ácido clorídrico reagiu com os seguintes reagentes:

• solução de tiossulfato de sódio;
• dióxido de manganês;
• carbonato de cálcio;
• zinco metálico.

Sobre essas reações, analise as afirmativas a seguir.

I - O ácido clorídrico atua como agente oxidante do tiossulfato na reação Na2S2O3(aq)+2 HCl(aq) → 2 NaCl(aq)+ SO2(g)+H2O(l)+S(s) 

II - O dióxido de manganês atua como agente oxidante do cloreto na reação MnO2(s) + 4 HCl(aq) → MnCl2(aq) +Cl2(g) + 2 H2O(l)

III – O carbonato de cálcio é oxidado pelo ácido clorídrico na reação CaCO3 (s) + 2 HCl(aq) → CaCl2 (aq) +CO2(g) + H2O(l)

IV – O zinco metálico é oxidado pelo ácido clorídrico na reação Zn(s) + 2 HCl(aq) → ZnCl2(aq) + H2(g)

Estão corretas APENAS as afirmativas

O peróxido de hidrogênio, sob o ponto de vista de reações de oxidação e redução, é um composto bastante versátil já que pode atuar como agente redutor ou oxidante. A reação entre soluções de peróxido de hidrogênio e de dicromato de potássio em meio ácido pode ser utilizada para caracterização do peróxido de hidrogênio.
O teste envolve a observação do composto CrO5 em fase orgânica, uma vez que esse composto é altamente instável em meio aquoso. Caso o solvente orgânico não seja adicionado, observam-se a coloração característica dos íons cromo III e a liberação de gás oxigênio.
A equação devidamente balanceada da reação entre as soluções de peróxido de hidrogênio e de dicromato de potássio em meio ácido, sem adição de solvente orgânico, é