Filtrar


Questões por página:

Uma urgência endodôntica é definida como a dor e/ou tumefação causada por diversos estágios da inflamação ou infecção dos tecidos pulpares e/ou periapicais. Sobre o controle das urgências de origem endodôntica, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Os antibióticos são recomendados em casos de pulpite irreversível, em razão dos microabscessos provenientes de invasão bacteriana ao sistema de canais radiculares.

( ) Segundo Stephen Cohen, em seu livro Caminhos da polpa, a incisão para drenagem é indicada quando a celulite está endurecida ou quando está flutuante.

( ) Há uma redução no índice de sucesso nos casos que apresentaram uma exacerbação durante o tratamento.

( ) Os flare-ups são mais associados a primeiros molares inferiores, portadores de grandes lesões e submetidos a retratamentos.


A sequência está correta em

“Segundo Stephen Cohen, a hemostasia localizada durante a cirurgia perirradicular é essencial para o sucesso de uma apicetomia. A hemostasia apropriada durante a cirurgia minimiza o tempo cirúrgico, a perda sanguínea transcirúrgica e do edema pós-operatório. Dentre os agentes hemostáticos o(a) __________________ estimula a ______________________ e o __________________ atua como uma barreira para o sangue.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

O selamento do sistema de canais radiculares visa manter a antissepsia obtida após a limpeza e modelagem, a qual favorece o processo de reparo dos tecidos periapicais. Sobre a etapa de obturação do sistema de canais radiculares, analise as afirmativas a seguir.


I. Nenhum material ou técnica de obturação é capaz de prevenir a infiltração, devido à estrutura porosa tubular da dentina.

II. A smear layer (magma dentinário) age como uma barreira física, diminuindo a penetração bacteriana nos túbulos dentinários. A remoção da smear layer, portanto, permite a colonização de túbulos dentinários em uma quantidade bem maior do que quando ela não for removida.

III. Uma das razões da necessidade da guta percha ser associada ao cimento endodôntico, na obturação do sistema de canais radiculares, deve-se à sua solubilização pelos fluidos orgânicos.

IV. A guta percha existe em duas formas cristalinas: α e ẞ. A guta percha na forma ẞ é a mais indicada nas técnicas de termoplastifcação.


Estão corretas apenas as afirmativas

Nem todos os tratamentos endodônticos realizados resultam em sucesso a longo prazo. Os aspectos fundamentais que se relacionam ao sucesso endodôntico podem ser resumidos em silêncio clínico, presença de uniformidade da lâmina dura, normalidade do espaço periodontal, ausência ou redução de rarefação óssea, ausência ou interrupção de reabsorção radicular, dente em função e presença de selamento coronário perfeito. Nesse sentido, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Em casos de retratamento, a espécie bacteriana isolada mais comumente em culturas coletadas de dentes infectados de canais que apresentavam uma boa obturação é a Enterococcus faecalis.

( ) A microbiota que se espera encontrar em dentes assintomáticos que apresentam uma deficiente obturação e que necessitam de retratamento endodôntico é semelhante àquela encontrada nos casos de periodontite apical primária (que não recebeu nenhuma intervenção endodôntica).

( ) Duas espécies de micro-organismos, Actinomyces israelii e Propionibacterium propionicum podem ser encontradas nos tecidos periapicais, chegando mesmo a impedir o reparo após o tratamento endodôntico de boa qualidade.

( ) A realização de um tratamento convencional previamente à realização de uma cirurgia apical não melhora significantemente os índices de sucesso.


A sequência está correta em

Segundo o professor Mário Roberto Leonardo são considerados dentes permanentes jovens com rizogênese incompleta, aqueles cujo ápice radicular, histologicamente, não apresentam a dentina apical revestida por cemento e, radiograficamente, quando o extremo apical da raiz não atinge o estágio 10 de Nolla. Sobre tratamento endodôntico de dentes permanentes com rizogênese incompleta, analise as afirmativas a seguir.


I. Apicigênese é a denominação dada à modalidade de tratamento em que se realiza o tratamento radical (pulpectomia), conduzindo a um fechamento apical induzido do ápice radicular, determinando ou não o aumento do comprimento radicular.

II. Já se encontra bem estabelecido na literatura a necessidade de se realizar a pulpectomia e obturação do canal após o desenvolvimento bem-sucedido da raiz induzido pela pulpotomia. Nesses casos, a pulpectomia visa evitar a calcificação progressiva dos canais radiculares, tornando-os um desafio para o tratamento no caso de uma futura infecção endodôntica ou após uma inesperada necrose pulpar.

III. A reabsorção interna é uma sequela potencial quando se emprega a pulpotomia para induzir a formação do canal radicular em dentes com ápices incompletamente formados.

IV. O localizador eletrônico foraminal não fornece, com exatidão, o real comprimento de trabalho quando a abertura apical é superior a 0,5 mm.


Estão corretas apenas as afirmativas