Filtrar


Questões por página:
O propósito fundamental do processo é permitir a definição de prioridades em termos de problemas e grupos, o mais aproximadamente possível, o que se refletirá na definição das ações mais adequadas, de acordo com a natureza dos problemas identificados, bem como na concentração de intervenções sobre grupos priorizados e, consequentemente, em um maior impacto positivo sobre os níveis de saúde e as condições de vida. Trata-se do uso inteligente da epidemiologia, por meio da "microlocalização dos problemas de saúde, a intervenção no âmbito populacional pautada no saber epidemiológico e a apropriação de informações acerca do território-processo, visando à integralidade, à intersetorialidade, à efetividade e à equidade”. Tal afirmativa refere-se ao processo de:
O agir profissional deve prevenir prejuízos ao paciente devido à falta de atenção, à negligência ou mesmo à imperícia. Para tanto, faz-se necessário, prioritariamente, um conjunto de princípios que norteiem o exercício profissional da enfermagem no campo:
Os serviços de saúde dos mais variados níveis de complexidade estão, constantemente, buscando estratégias científicas que contribuam com a segurança do cuidado prestado aos usuários, como a utilização de protocolos e checklists, para realizar intervenções que possibilitem a assistência livre de danos aos pacientes, mais segura e com maior qualidade. O profissional de enfermagem, para atingir tal objetivo, utiliza como recurso de enfermagem o/a:
A Carta de Ottawa define “promoção da saúde” como o processo de qualificação da comunidade para desempenhar uma melhoria da sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior ação no controle desse processo. Dessa forma, o profissional de enfermagem desenvolve ações estratégicas na equipe de saúde, a fim de atender a promoção da saúde e a prevenção de doenças da população atendida. Como ferramenta dessas ações, pode-se destacar o/a:
A penosidade, como risco no ambiente de trabalho, decorre dos elementos envolvidos na carga de trabalho, correspondendo esta ao dispêndio físico e ao conjunto de capacidades (físicas, sensoriais, psicomotoras, psicológicas e cognitivas) que a pessoa investe na execução da tarefa. A falta de lugar para reuniões, a ausência de meios de comunicação, a inexistência de programa de trabalho, o diálogo social insuficiente, a insuficiência de informação e a inexistência de regimento interno do serviço de saúde representam cargas de origem: