Filtrar


Questões por página:
IEEE-802.11g tornou-se um dos padrões "de fato" da tecnologia wireless. Embora apresente os mesmos inconvenientes do padrão 802.11b no que tange às incompatibilidades com dispositivos de diferentes fabricantes, usa diferentes tipos de autenticação. Para esse padrão, os tipos de criptografia, a freqüência e as taxas de transferência de dados permitidas são:

A figura e o quadro abaixo ilustram o conector RJ-45, empregado na implementação de redes de computadores e uma codificação para os nomes das cores. O EIA/TIA 568A define um sistema de codificação com quatro cores básicas, em combinação com o branco, para os condutores UTP de 100 ohms, bem como a ordem dos pares no conector.



De acordo com a normalização EIA/TIA 568A a ser empregada na conectorização, a seqüência de cores

BV-VD-BL-AZ-BA-LJ-BM-MR

corresponde aos seguintes pinos do conector:

A tecnologia Gigabit Ethernet - padrão IEEE 802.3z tem por objetivos principais suportar as atividades de padronização e contribuir com conteúdo técnico para facilitar o consenso em especificações, oferecer um canal de comunicação entre fornecedores e consumidores e fornecer recursos para estabelecer e demonstrar interoperabilidade entre produtos. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir, a respeito da tecnologia Gigabit Ethernet.

I. Opera com clock de 125 MHz, igual ao Fast Ethernet, mas consegue atingir uma taxa de transferência de 1Gbps porque transmite dois bits por vez e usa quatro pares do cabo.
II. Utiliza o formato do quadro Ethernet 802.3, permite operações half-duplex e full-duplex e método de acesso CSMA/CD com suporte para um repetidor por domínio de colisão.
III. Suporta enlace de fibra óptica monomodo e multimodo com comprimentos máximos de 500m e de 2km, respectivamente.

Assinale:
Questão Anulada

No processo de transmissão de redes locais, foi observado que, para o caso da ocorrência de codificações binárias do tipo 01111110 ou 1000001, com grande seqüência de 0s ou 1s, o ponto de recepção apresentava dificuldades no reconhecimento da informação e, em conseqüência, ocorria um elevado índice de erros. Assim, foram criados métodos de codificação, denominados Manchester e Manchester Diferencial, como solução ao problema. A título de exemplificação, para um "bit stream" 10000101111 referente a uma informação, as representações Manchester e Manchester Diferencial correspondentes, são, respectivamente:

Dentre as tecnologias disponíveis para emprego em redes de computadores, a Fast Ethernet 100 Base TX apresenta como principal vantagem: