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Em Repensando a Antropologia, o antropólogo britânico Edmund Leach afirmou que existem dois tipos de antropólogos. Segundo ele, o “protótipo do primeiro foi Sir James Frazer (1845-1941), autor de The Golden Bough.(...) homem de saber monumental que não tinha experiência direta com a vida dos povos primitivos sobre os quais escreveu (...) O protótipo do segundo passou boa parte de sua vida acadêmica analisando dados colhidos em sua experiência de campo”. Neste caso, Leach está fazendo referência ao estudioso que inovou os estudos antropológicos com o chamado trabalho de campo, na verdade o inventor dele. Tal antropólogo é:

Dentre os chamados autores clássicos da Sociologia, Karl Marx é o único que não se preocupou com questões relacionadas à consolidação da Sociologia como ciência autônoma. Suas preocupações iam muito além disso e visavam a uma mudança profunda na realidade. Todavia, e em função dessa orientação para a mudança, Marx estabeleceu uma maneira de analisar a sociedade que influenciou boa parte da produção sociológica desde então. Sobre a maneira como Marx analisa a sociedade é correto afirmar que:

I. O estudo da sociedade deve ter como pressuposto que a realidade material é a base das relações sociais;

II. O modo de produção capitalista determina a cooperação e a solidariedade entre os trabalhadores, ainda que de modo alienado;

III. O capitalismo é um estágio necessário e transitório rumo a outro modo de produção, o socialismo.

IV. O trabalho é o primeiro fato histórico e a base para entender como se formam as relações sociais de produção.

“É a diversidade que deve ser salva. É necessário, pois, encorajar as potencialidades secretas, despertar todas as vocações para a vida em comum que a história tem de reserva; é necessário também estar pronto para encarar, sem surpresa, sem repugnância e sem revolta, o que estas novas formas sociais de expressão poderão oferecer de desusado. A tolerância não é uma posição contemplativa dispensando indulgências ao que foi e ao que é. É uma atitude dinâmica, que consiste em prever, em compreender e em promover o que se quer ser.” (LÉVI-STRAUSS, C. “Raça e História”. In: Antropologia Estrutural Dois. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1993.)

Lévi-Strauss escreveu “Raça e História”, a pedido da UNESCO no contexto pós-Segunda Guerra Mundial, defendendo a diversidade cultural como um grande patrimônio e para pôr fim à ideia de superioridade por parte de alguns povos. Nesse sentido, o estudo das culturas e povos diferentes que a antropologia fez ao longo de sua história é de fundamental importância. E o entendimento desses povos e/ou culturas diferentes só é possível graças ao desenvolvimento de um método muito típico da antropologia. Este método é o:

No cotidiano das relações sociais, é possível observar a construção de imagens negativas sobre determinados grupos e/ou indivíduos em relação aos outros. Em geral, tais imagens estão associadas ao desconhecimento. O conceito que melhor define essa situação é:
O sociólogo alemão Ulrich Beck, falecido em 1º de janeiro de 2015, é considerado um influente analista dos aspectos da sociedade contemporânea. Mudanças constantes, ideologias individuais, declínio das tradições, quebra de paradigmas tradicionais, democratização dos relacionamentos e etc., são características da sociedade contemporânea. A essa sociedade o sociólogo dá o nome de: