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A figura mostra um canteiro de formato circular centralizado em um jardim representado pelo quadriculado ABCD, no qual a região de cada quadradinho tem área de 1/m2.
A área do canteiro de formato circular é igual, em metros quadrados, a
A área do canteiro de formato circular é igual, em metros quadrados, a
Planejando uma operação de policiamento ostensivo, um oficial desenhou em um mapa três círculos concêntricos de centro P, conforme mostrado na figura.
Sabe-se que as medidas dos raios r, r 1 e r 2 estão, nessa ordem, em progressão geométrica. Se r + r 1 + r 2 = 52 cm, e r . r 2 = 144 cm, então r + r 2 é igual, em centímetros, a
Sabe-se que as medidas dos raios r, r 1 e r 2 estão, nessa ordem, em progressão geométrica. Se r + r 1 + r 2 = 52 cm, e r . r 2 = 144 cm, então r + r 2 é igual, em centímetros, a
O policiamento de um grande evento musical deteve 100 pessoas. Sabe-se que 50 pessoas foram detidas por furto de celulares, que 25 pessoas detidas são mulheres, e que 20 mulheres foram detidas por furto de celulares. Para a elaboração do relatório, o PM Jurandir montou uma tabela e inseriu esses dados, para depois completá-la.
Tomando-se ao acaso uma das pessoas detidas por outros motivos, a probabilidade de que ela seja do sexo masculino é de
Tomando-se ao acaso uma das pessoas detidas por outros motivos, a probabilidade de que ela seja do sexo masculino é de
Na tabela, as letras q, p e m substituem as alturas, relacionadas em ordem crescente, de seis alunos do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar avaliados em um exame biométrico, sendo que, nessa tabela, letras iguais correspondem a alturas iguais.
Sabendo-se que a moda, a mediana e a média aritmética das alturas desses alunos são, respectivamente,173 cm,174,5 cm e 175,5 cm, pode-se concluir que a altura do aluno Ferreira é igual, em centímetros, a
Sabendo-se que a moda, a mediana e a média aritmética das alturas desses alunos são, respectivamente,173 cm,174,5 cm e 175,5 cm, pode-se concluir que a altura do aluno Ferreira é igual, em centímetros, a
“Em alguns ônibus, para cada litro de diesel comum abastecido são acrescentados 200 mililitros de biodiesel (diesel de óleos vege tais), cujo custo, por litro, é 18% maior que o do diesel comum.”
(O Estado de S. Paulo,12.04.2014. Adaptado)
Considere os ônibus A e B, com tanques de combustíveis de capacidades iguais e inicialmente vazios, e admita que:
• No tanque do ônibus A sejam colocados 250 litros de diesel comum, e em seguida seja adicionada certa quantidade de biodiesel, na proporção indicada na notícia, enchendo-o completamente.
•O tanque do ônibus B seja totalmente preenchido somente com diesel comum.
Nessas condições, é correto afirmar que o custo do abastecimento do ônibus A terá, em relação ao do ônibus B, um acréscimo de
(O Estado de S. Paulo,12.04.2014. Adaptado)
Considere os ônibus A e B, com tanques de combustíveis de capacidades iguais e inicialmente vazios, e admita que:
• No tanque do ônibus A sejam colocados 250 litros de diesel comum, e em seguida seja adicionada certa quantidade de biodiesel, na proporção indicada na notícia, enchendo-o completamente.
•O tanque do ônibus B seja totalmente preenchido somente com diesel comum.
Nessas condições, é correto afirmar que o custo do abastecimento do ônibus A terá, em relação ao do ônibus B, um acréscimo de