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Quanto aos elementos linguísticos que estruturam as informações veiculadas no texto, está correto o que se afirma em
I. Os termos “uma busca incessante" (l.2) e “a mercadoria" (l.11) exercem a mesma função sintática, já que complementam o sentido de uma forma verbal.
II. O conector “e” (l.12) estabelece com a oração a que se liga uma relação igual à que indica "mas também” (l.45) no contexto em que está inserido.
III. A forma verbal "transformou-se” (l.16) apresenta-se com regência diferente da revelada por "define-se” (l.18), embora ambas estejam flexionadas na mesma voz.
IV. As expressões "por estratégias de marketing agressivas” (l.24) e “pelos mais próximos e queridos” (l.37) funcionam com agentes das ações expressas por “ somos [...] bombardeados" (l.23-24) e por “ser cuidado" (l.37).
V. A partícula “se”, em "paga-se" (l.27) e em "pode se tomar” (l.28), é um pronome apassivador, pois os verbos pagar e tomar se encontram na passiva analítica.
A alternativa em que todas as afirmativas indicadas estão corretas é a
“A busca de prazeres individuais articulada pelas mercadorias oferecidas hoje em dia, uma busca guiada e a todo tempo redirecionada e reorientada por campanhas publicitárias sucessivas, fornece o único substituto aceitável — na verdade, bastante necessitado e bem-vindo — para a edificante solidariedade dos colegas de trabalho e para o ardente calor humano de cuidar e ser cuidado pelos mais próximos e queridos, tanto no lar como na vizinhança". (l.29-38)
Na composição do discurso de Zygmunt Bauman em destaque, inexiste
“Segundo Baudrillard, o consumo, na qualidade de nova modalidade de vida, transformou-se na moral do mundo contemporâneo." (l.15-17)
Apresenta-se com a mesma acepção da expressão destacada na frase acima o elemento coesivo “como", que aparece em itálico no fragmento transcrito em
I. “São pensadores, como Zygmunt Bauman (1925) e Jean Baudrillard (1929-2007), que definem as idéias' (l.6-7).
II. “de um lado, há a mercadoria como centro das práticas cotidianas" (l.11-12).
III. "Assim, a maneira como vivemos define-se pela forma como consumimos" (l.17-18).
IV. “e para o ardente calor humano de cuidar e ser cuidado pelos mais próximos e queridos, tanto no lar como na vizinhança." (l.36-38).
V. “O esforço do consumo permanece como uma utopia para alcançar o idealizado." (l.42-44).
A alternativa em que todas as afirmativas indicadas estão corretas é a