Filtrar


Questões por página:

O processo de urbanização que ocorreu no Brasil é decorrente da forte industrialização iniciada nas décadas de 1940 e 1950 e da brutal concentração de terras rurais com o desmantelamento da agricultura familiar, principalmente após a vigência do Estatuto da Terra e a proletarização do campo. (CHINAGLIA, 2010, p. C1).

O processo de urbanização ocorrido no Brasil, descrito no texto, está relacionado a diferentes fatos.

Quanto a esses fatos, marque com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.

( ) Valorização da agricultura familiar com mudanças introduzidas pelo Estatuto da Terra.

( ) Êxodo rural motivado pela estrutura fundiária originada no Brasil Colônia, com o estabelecimento do latifúndio monocultor.

( ) Novas oportunidades no mundo do trabalho, geradas pelo processo de industrialização.

( ) Favelização das cidades, com evidência cada vez maior das desigualdades sociais.

( ) Modernização das ferrovias, que se destacam, na atualidade, como elos de ligação campo — cidade.

A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a

mostrar texto associado
Os dados contidos no gráfico e no mapa permitem inferir que
mostrar texto associado
O bioma mais atingido, no início da colonização do Brasil, foi

"Desde o Período Colonial, um dos pilares da economia brasileira é a agropecuária. Atualmente, o Brasil está entre os cinco maiores exportadores de alimentos. Mesmo com a crise mundial iniciada em 2008 esse setor foi pouco afetado”.

Com base nas informações e nos conhecimentos sobre a agropecuária do país, é correto afirmar:

O Brasil chega ao século 21 ainda preso ao paradoxo que fez dele, ao mesmo tempo, um dos países mais ricos e um dos mais pobres do mundo. É uma desproporção difícil de imaginar, que reúne desde quem pode pagar 900 reais numa simples sandália de dedo nos grandes shopping centers do país até quem muitas vezes não tem 3 reais para pagar uma condução. Existem os que complementam a faculdade com cursos no exterior e os que não têm sequer banheiro na escola (DIEGUEZ, 2010, p.35).

A análise do texto e os conhecimentos sobre a organização político-administrativa e as diferenças regionais do Brasil, possibilitam afirmar: