Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
No trecho “Com repugnância pela obra de misericórdia que ia praticar, ele aproximou-se da gaiola. O canário nem sequer abriu o olho. Jazia a um canto, arrepiado, morto-vivo. É, esse está mesmo na última lona, e dói ver a lenta agonia de um ser tão gracioso, que viveu para cantar.” Predomina a linguagem
mostrar texto associado
Qual é a alternativa em que todas as palavras têm um dígrafo consonantal?
mostrar texto associado
No trecho “Chegou a hora de jantar, mas quem é que tinha fome naquela casa enlutada?” Considerando o princípio de coesão o termo, mas, exprime uma
mostrar texto associado

Leia o texto 'Covid-A?' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. Alguns recursos utilizados pelo eu-lírico, inclusive o título, permitem associar a escrita do poema ao período de isolamento social provocado pela pandemia relacionada ao coronavírus.

II. Os versos “Balbúrdia, parcimônia / Equilíbrio, frenesi” mostram uma clara oposição, que se relaciona à temática e tem um efeito pragmático. O leitor consegue recuperar o significado relacionando-os a um contexto histórico.


Marque a alternativa CORRETA:

mostrar texto associado

Leia o texto 'Covid-A?' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. Pode-se deduzir, a partir do texto, que o conflito gerado pela sensação de perda é o que provoca a insônia no eu-lírico.

II. O último verso do texto traz um vocábulo que sintetiza a visão do eu-lírico em relação às inquietações apresentadas nos versos anteriores, isto é, não há solução para os entraves propostos.


Marque a alternativa CORRETA: