Filtrar


Questões por página:
Durante o processo educativo, a aprendizagem sólida se dá, por muitas vezes, por meio da relação entre o professor e aluno. Essa interação produtiva se deve pela quebra de barreiras como autoridade e hierarquia para a construção de um ensino autônomo e crítico, nessa relação de via de mão dupla, no qual ambos ensinam e aprendem.
Assinale a segunda coluna de acordo com a primeira:

(1) Conhecimento do conteúdo.
(2) Conhecimento pedagógico geral.
(3) Conhecimento do currículo.
(4) Conhecimento pedagógico do conteúdo.
(5)Conhecimento dos alunos e de suas características.
(6) Conhecimento dos contextos educacionais.
(7) Conhecimento dos fins, propósitos e valores da educação e de sua base histórica.

( ) É um amálgama especial de conteúdo e pedagogia que é o terreno exclusivo dos professores, seu meio especial de compreensão profissional.
( ) Tem origem na bibliografia e estudos acumulados nas áreas de conhecimento; e na produção acadêmica histórica e filosófica sobre a natureza do conhecimento em um campo específico de estudo.
( ) Refere-se ao conhecimento desde o funcionamento do grupo ou da sala de aula, passando pela gestão e financiamento dos sistemas educacionais, até as características das comunidades e suas culturas.
( ) Refere-se ao conhecimento sobre a base histórica e cultural e os fundamentos que orientam a educação.
( ) Refere-se ao domínio dos materiais e programas que servem de base para o ofício do professor.
( ) Refere-se aos princípios e estratégias de gestão e organização da sala de aula, que vão além da disciplina.
( ) Diz respeito a conhecer as características, história e condições sociais dos alunos.
Compreende-se a prática docente como dimensão social da formação humana, que não se restringe somente ao aspecto pedagógico. O professor necessita ter em mente a necessidade de se colocar em uma postura norteadora do processo ensino-aprendizagem, levando em consideração que sua prática pedagógica em sala de aula tem papel fundamental no desenvolvimento intelectual de seu aluno, podendo ele ser o foco de crescimento ou de introspecção, quando da sua aplicação metodológica na condução da aprendizagem. Observe o trecho abaixo e assinale a alternativa que contém as palavras que completem as lacunas na sequência correta:

Faz parte da natureza da prática docente a __________________, a busca, a pesquisa. O que se precisa é que, em sua formação permanente, o professor se perceba e se assuma como ___________________.
O educador democrático não pode negar-se ao dever de, na sua ______________________, reforçar a capacidade crítica do educando, sua curiosidade, sua ____________________.
A avaliação da aprendizagem pode ser vista com um recurso pedagógico disponível ao educador, para que auxilie o educando na busca da sua autonomia e na construção de aprendizagens bem-sucedidas, a fim de modificar a sociedade como se apresenta. Julgue e assinale a alternativa CORRETA:

I- A prática da avaliação deverá estar atenta aos modos de superação do autoritarismo e ao estabelecimento da autonomia do educando.
II- A avaliação pode ser caracterizada como uma forma de ajuizamento da qualidade do objeto avaliado, fator que implica uma tomada de posição a respeito do mesmo.
III- Com a função classificatória, a avaliação constitui-se num momento dialético do processo de avançar no desenvolvimento da ação, do crescimento para autonomia e competência.
IV- Avaliação como função diagnóstica constitui-se num instrumento estático e frenador do processo de crescimento.
V- A avaliação tem de ser uma atividade racionalmente definida dentro de um encaminhamento político e decisório a favor da competência de todos para a participação democrática da vida social.
Ambientes escolares inclusivos são fundamentados em uma concepção de identidade e de diferenças, em que a relação entre elas não se distingue com exclusão, não há um mais privilegiado que o outro. É necessária uma educação que garanta o direito à diferença, à multiplicidade, para que, assim, possa-se construir currículos e práticas escolares condizentes com o que é defendido.
Leia atentamente as afirmativas abaixo e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas:

( ) Um ensino de qualidade provém de iniciativas que envolvem professores, gestores, especialistas, pais e alunos e outros profissionais que compõem uma rede educacional em torno de uma proposta que é comum a todas as escolas e que, ao mesmo tempo, é construída por cada uma delas, segundo as suas peculiaridades.
( ) Acolher as diferenças terá sentido para o professor e fará com que ele rompa com seus posicionamentos sobre o desempenho escolar padronizado e homogêneo dos alunos, se ele tiver percebido e compreendido por si mesmo essas variações, ao se submeter a uma experiência que lhe perpassa a existência.
( ) Um currículo não disciplinar implica um ensino sem as gavetas das disciplinas, em que se reconhece a multiplicidade das áreas do conhecimento e o trânsito livre entre elas. O ensino não disciplinar se assemelha aos temas transversais dos parâmetros curriculares nacionais, os quais superam a disciplinarização.
( ) As propostas curriculares, quando contextualizadas, reconhecem e valorizam os alunos em suas peculiaridades de etnia, de gênero, de cultura. Elas partem das vidas e experiências dos alunos e vão sendo tramadas em redes de conhecimento, que superam a tão decantada sistematização do saber.
O currículo escolar pode ser visto como um guia para o trabalho pedagógico, onde deve conter uma abordagem multidisciplinar, que não se trata somente de uma definição teórica ou burocrática, mas que, na prática, deve ter o objetivo de fomentar o ensino de acordo com os saberes históricos e a realidade dos estudantes.

Assinale a alternativa CORRETA: