Questões de Concurso
Filtrar
1.521 Questões de concurso encontradas
Página 121 de 305
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Camocim de São Félix - PE
Disciplina:
Não definido
Em um curso de formação continuada para professores do Ensino Fundamental I, focado na Educação de Jovens e Adultos, discute-se a importância de adaptar as metodologias de ensino às especificidades desse público. Considerando os pressupostos teóricos e metodológicos para a construção do conhecimento no EJA, qual das seguintes abordagens facilita a aprendizagem significativa nesse contexto?
Concurso:
Prefeitura de Camocim de São Félix - PE
Disciplina:
Não definido
Uma professora do 3º ano do Ensino Fundamental planeja uma unidade de ensino sobre "Ciclos de Vida dos Animais". Ela pretende alcançar os seguintes objetivos: compreender os estágios de desenvolvimento dos seres vivos; realizar observações científicas e desenvolver habilidades de pensamento crítico. Para isso, ela pensa em utilizar diferentes recursos didáticos e metodológicos. Qual das seguintes opções representa a melhor abordagem para atingir esses objetivos?
Concurso:
Prefeitura de Camocim de São Félix - PE
Disciplina:
Pedagogia
Autor do movimento chamado Pedagogia Crítica, Paulo Freire defendia que o maior objetivo da educação é conscientizar o estudante, incentivando a criticidade. Em seu livro de maior sucesso, ‘Pedagogia do Oprimido’ (1968), o filósofo afirma que a educação é um ato político que liberta os indivíduos por meio da consciência crítica, transformadora e diferencial.
Podemos concluir que, para Paulo Freire,
Podemos concluir que, para Paulo Freire,
Concurso:
Prefeitura de Camocim de São Félix - PE
Disciplina:
Pedagogia
A Meta 5 do Plano Nacional de Educação (2014) prevê a alfabetização de todas as crianças, no máximo,
Concurso:
Prefeitura de Camocim de São Félix - PE
Disciplina:
Pedagogia
Leia com atenção as assertivas a seguir.
Para alguns especialistas, um dos grandes obstáculos para a construção de uma escola mais democrática é justamente a inércia das instituições escolares, cuja cultura interna não foi formada pelo princípio de que todos podem progredir de formas diferenciadas. A instituição escolar está mais bem preparada para selecionar e hierarquizar, obrigar os sujeitos, impor homogeneidade, taylorizar os tratamentos educacionais, padronizar tempo, métodos e exigências acadêmicas, do que para individualizar e acolher pessoas singulares e pontos de partida desiguais.
PORQUE
o propósito da escola de educar para a cidadania e democracia não se realiza, pois faltam elos na construção de tais ideais que ultrapassam questões de metodologia, currículo e o cotidiano da sala de aula.
Marque a opção CORRETA.
Para alguns especialistas, um dos grandes obstáculos para a construção de uma escola mais democrática é justamente a inércia das instituições escolares, cuja cultura interna não foi formada pelo princípio de que todos podem progredir de formas diferenciadas. A instituição escolar está mais bem preparada para selecionar e hierarquizar, obrigar os sujeitos, impor homogeneidade, taylorizar os tratamentos educacionais, padronizar tempo, métodos e exigências acadêmicas, do que para individualizar e acolher pessoas singulares e pontos de partida desiguais.
PORQUE
o propósito da escola de educar para a cidadania e democracia não se realiza, pois faltam elos na construção de tais ideais que ultrapassam questões de metodologia, currículo e o cotidiano da sala de aula.
Marque a opção CORRETA.