Filtrar


Questões por página:
A modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA) significa, no contexto brasileiro, o resgate de uma dívida social para com o cidadão que não estudou na idade própria. Essa defasagem educacional mantém e reforça a exclusão social, privando largas parcelas da população ao direito de participar dos bens culturais, de integrar-se à vida produtiva e de exercer sua cidadania. Assim, o poder público tem a responsabilidade de estimular e viabilizar o acesso e a permanência do trabalhador na escola, proporcionando-lhe oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho.
As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica afirmam que os cursos de EJA devem pautar-se pela
A Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008, p.15) define o atendimento educacional especializado - AEE como função complementar e/ou suplementar à formação dos alunos, especificando que “o atendimento educacional especializado tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas”.
Esse atendimento constitui oferta
O processo de inclusão escolar pode prever como uma das metodologias a individualização do ensino, através de planos específicos de aprendizagem para o aluno. No entanto, deve-se evitar
Na Educação a Distância, além do papel do professor e aluno, há também o do tutor, o qual auxilia o professor no exercício de seu trabalho como docente. Sua principal atribuição é
Philippe Perrenoud é um dos principais autores que tem fundamentado os Ciclos de Aprendizagem, em países europeus e no Brasil. De acordo com este autor, essa forma de organizar a escolaridade é uma alternativa para enfrentar o fracasso escolar que garantiria a aprendizagem dos alunos, por meio da progressão das suas aprendizagens. A implantação de Ciclos de Aprendizagem em uma rede de ensino, vai exigir mudanças que pressupõem mudanças na organização e gestão da escola, definição clara de objetivos de ensino para professores e alunos, o emprego de dispositivos da pedagogia diferenciada, da avaliação formativa e o trabalho coletivo de professores dentre outras. Considerando as mudanças no trabalho coletivo de professores uma mudança plausível, coerente com o pensamento do autor, seria