Filtrar


Questões por página:

Sobre os níveis e modalidades de educação de ensino atuais no Brasil, leia atentamente as afirmações a seguir.


I) A educação brasileira é composta de dois níveis: educação básica e educação superior.

II) A educação básica é formada pela: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

III) O ensino fundamental é composto por 8 (oito) anos.

IV) A educação superior abrange os seguintes cursos e programas: cursos sequenciais por campo de saber; cursos de graduação, cursos de pós-graduação e cursos de extensão.

V) A LDB/1996 apresenta duas modalidades de educação: educação de jovens e adultos e educação profissional.


Com base nas afirmativas anteriores, marque a opção em que todas as alternativas estejam CORRETAS:

Quando realizamos um planejamento, seja um plano de aula, um plano de ensino e/ou um projeto político pedagógico, precisamos ter atenção às particularidades dos alunos. Partindo desta premissa, considere as afirmativas abaixo.


I) As práticas de ensino necessitam ter certa flexibilidade, para que o tempo de aprendizagem dos alunos seja respeitado.

II) Todas as turmas de uma série – a exemplo, se uma escola possui três turmas da segunda série do ensino fundamental –, necessitam seguir o mesmo planejamento, independente do ritmo dos alunos, pois possuem um roteiro a cumprir.

III) O planejamento ideal é aquele que traz em sua estrutura o currículo a ser cumprido, e como trabalhar o processo de ensino é de exclusiva responsabilidade do professor.


Assinale a alternativa que apresenta(m) a(s) sentença(s) CORRETA(S):

mostrar texto associado
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.
A partir da teoria de Piaget, sobre o período das operações formais, assinale a opção CORRETA.

Para Jean Piaget o desenvolvimento humano pode ser dividido em períodos de acordo com o aparecimento de novas qualidades do pensamento, o que também interfere em todo o desenvolvimento. Assim, ainda que não seja uma norma rígida, mas sim uma referência, identifique as características de cada fase associando a segunda coluna com a primeira:


I) 1º. período: Sensório-motor

II) 2º. período: Pré-operatório

III) 3º. período: Operações concretas

IV) 4º. período: Operações formais


( ) Neste período, o que de mais importante acontece é o aparecimento da linguagem, que irá acarretar modificações nos aspectos intelectual, afetivo e social da criança.

( ) Ao longo deste período, irá ocorrer na criança uma diferenciação progressiva entre o seu eu e o mundo exterior.

( ) Ocorre a passagem do pensamento concreto para o pensamento formal e abstrato.

( ) No final do período, a criança é capaz de usar um instrumento como meio para atingir um objeto. Por exemplo, descobre que, se puxar a toalha, a lata de bolacha ficará mais perto dela. Neste caso, ela utiliza a inteligência prática que envolve as percepções e os movimentos.

( ) A criança consegue exercer suas habilidades e capacidades a partir de objetos reais, concretos. Portanto, mesmo a capacidade de reflexão que se inicia se exerce a partir de situações presentes ou passadas, vivenciadas pela criança.

( ) Do ponto de vista de suas relações sociais, também ocorre o processo de caracterizar-se, inicialmente, por uma fase de interiorização, em que, aparentemente, é anti-social.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo.