Questões de Concurso
Filtrar
123 Questões de concurso encontradas
Página 2 de 25
Questões por página:
Julgue o item a seguir.
A shigelose, também conhecida como disenteria bacilar, para diferenciá-la da disenteria amebiana, é uma forma severa de diarreia causada por um grupo de bastonetes gram-negativos anaeróbios facultativos do gênero Shigella. A disenteria é o resultado dos danos às paredes intestinais.
Julgue o item a seguir.
De acordo com a Portaria 158/2016, no seu Art.130, é obrigatória a realização de exames laboratoriais de alta sensibilidade a cada doação de sangue, para detecção de marcadores para as seguintes infecções transmissíveis pelo sangue: sífilis; doença de Chagas; hepatite A; hepatite B; AIDS; e HTLV I/II.
Julgue o item a seguir.
O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária reviram as orientações a serem aplicadas na triagem clínica de pessoas candidatas à doação de sangue no contexto da pandemia do novo coronavírus. Entre as principais novas orientações estão: pessoas com diagnóstico ou suspeita de Covid-19, que estão aptas a doar sangue dez dias depois do desaparecimento dos sintomas; pessoas que tiveram contato com casos positivos, que podem doar após sete dias do último contato; e os assintomáticos com teste positivo, que podem doar sangue após dez dias da realização do teste.
Julgue o item a seguir.
A dispersão da luz é um fenômeno físico resultante da interação da luz com partículas em solução. Medições de luz dispersa (turbidimetria e nefelometria) são aplicadas a imunoensaios de proteínas específicas e haptenos. A turbidez diminui a intensidade do feixe de luz incidente, enquanto ele passa por uma solução contendo partículas. A medida desta diminuição de intensidade é chamada de turbidimetria, enquanto a nefelometria é definida como a detecção de energia da luz dispersa ou refletida em direção a um detector que não se encontra na trajetória direta da luz transmitida.
Julgue o item a seguir.
A toxoplasmose, adquirida ou congênita, é diagnosticada principalmente pela identificação de anticorpos específicos das classes IgG, IgM e IgA contra o parasito. A sorologia é sensível, específica e possível de ser realizada em laboratórios de menor complexidade. Na toxoplasmose aguda, detectam-se os anticorpos IgG e IgA cerca de uma semana após a infecção, seus níveis ascendem até um mês e declinam em meses (6 meses até mais de 12 meses), na dependência do anticorpo avaliado e do teste utilizado para sua identificação.