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Concurso:
Petrobras
Disciplina:
Eletricidade
O fator de potência de uma carga indutiva é igual a 0,8. A corrente drenada por essa carga é de 50 A, e sua tensão é de 220 V. Para corrigir o fator de potência, é necessária a instalação de um banco de capacitores em paralelo com a carga.
O fator de potência, após a instalação dos capacitores, será unitário se o valor da potência reativa do banco de capacitores, em kvar, for igual a
O fator de potência, após a instalação dos capacitores, será unitário se o valor da potência reativa do banco de capacitores, em kvar, for igual a
Concurso:
Petrobras
Disciplina:
Eletricidade
Um transformador de 110 kVA e 1.100/220 V alimenta carga nominal com fator de potência unitário, em 220 V. As reatâncias de dispersão dos lados de alta e baixa tensões valem, respectivamente, 0,3 Ω e 0,012 Ω.
Desprezando-se a corrente de magnetização e as perdas, o módulo da tensão, em volts, nos terminais do lado de alta tensão vale, aproximadamente,
Desprezando-se a corrente de magnetização e as perdas, o módulo da tensão, em volts, nos terminais do lado de alta tensão vale, aproximadamente,
Concurso:
Petrobras
Disciplina:
Eletricidade
Um motor de corrente contínua em derivação, 30 HP, 266 V, 1.500 rpm, tem resistência do circuito da armadura de 0,2 Ω. Nas condições nominais, esse motor requer uma corrente de 82 A da rede elétrica e possui corrente de campo de 2 A.
Para uma condição de carga que exija da rede 41 A, a velocidade do motor, em rpm, será, aproximadamente, de
Para uma condição de carga que exija da rede 41 A, a velocidade do motor, em rpm, será, aproximadamente, de
Concurso:
Petrobras
Disciplina:
Eletricidade
A Figura abaixo ilustra um dos métodos estabelecidos pela NBR 5410:2004 para a verificação da atuação de dispositivos DR, utilizados em sistemas de proteção de instalações elétricas de baixa tensão.
No método ilustrado na Figura, a(o)
Concurso:
Petrobras
Disciplina:
Eletricidade
A Figura abaixo mostra o diagrama de comando de dois motores acionados pelas contatoras K1 (Motor 1) e K2 (Motor 2).
Analisando o diagrama, conclui-se que