Questões de Concurso
Filtrar
93 Questões de concurso encontradas
Página 9 de 19
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Disciplina:
Agropecuária
O parasitismo é considerado como uma interação positiva (+) ou negativa (–), que relaciona, além do parasitismo, mais oito tipos de relação entre seres vivos envolvendo combinações de 0 (sem efeito de um sobre o outro), + (efeito positivo de um sobre o outro) e – (efeito negativo de um sobre o outro). Uma dessas relações em que uma espécie é beneficiada e a outra não é afetada, dá-se a denominação de:
Concurso:
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Disciplina:
Agropecuária
Tradicionalmente desde o princípio dos estudos em fitopatologia como ciência, o termo doença tem sido visto como uma relação entre dois organismos: sendo de um lado a planta que recebe o nome de hospedeiro e do outro o agente causal, chamado patógeno. A interação entre esses dois organismos resulta o tipo de doença mais estudado pelos fitopatologistas, as doenças infecciosas, que contrapõem as doenças não infecciosas, cujo agente causal ou agentes causais são fatores inanimados, geralmente condições adversas do ambiente, que são caracterizadas como:
Concurso:
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Disciplina:
Agropecuária
Ao contrário do que se pensa, nem toda doença de planta é catastrófica. Na tipologia geral de danos, existe um dano que afeta a capacidade futura de produção causado pela doença. Este gênero de dano é muito comum quando o patógeno é veiculado pelo solo ou disseminado por órgãos de propagação vegetativa de seu hospedeiro. São incluídos neste tipo, os patógenos que debilitam, ou seja, normalmente pela desfolha prematura de seus hospedeiros. Este tipo de dano é o:
Concurso:
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Disciplina:
Agropecuária
É necessário um conhecimento prático dos hábitos de frutificação das principais espécies frutíferas, a fim de entender as necessidades da poda das plantas cultivadas. De acordo com a natureza que possuem, as plantas frutíferas podem ser divididas em três tipos. As plantas que produzem em ramos especializados só produzem nesses ramos. Quando o ramo é curto com nodosidades na base, sem gemas laterais, podendo terminar em gemas vegetativas ou de frutas (coroadas), são classificados como:
Concurso:
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Disciplina:
Agropecuária
Na queda fisiológica das frutas ao longo de todo seu processo de desenvolvimento, ocorre uma série de fenômenos fisiológicos, fenômenos estes que provocam a queda das frutas . Também podem ocorrer, em qualquer momento, as quedas acidentais que são provocadas por ventos, chuvas de granizo, doenças, pragas, entre outras. Existe um tipo de queda onde, neste momento, ocorre a queda de flores e frutas mal fecundadas. Pode acontecer uma queda de até 95% da floração total, sem prejuízos para a colheita. Esta situação pode ser agravada quando ocorrer, simultaneamente, geadas, chuvas em excesso ou falta de polinização, sendo definida como queda das frutas: