Filtrar


Questões por página:
O mercado está inundado de concorrentes com características similares ou muito similares, e fica cada vez mais caro manter uma marca em uma categoria com a mesma imagem nessa selva concorrencial. A solução para se sustentar é criar uma marca forte, sendo uma das opções entrar em outros mercados e expandir as chances de atuação e de reconhecimento da marca para além de seu “perímetro natural de ação, aquele de mercado e de consumo de bens e serviços”.
(SEMPRINI,2006, p.261)
No entanto, muitas marcas se perdem nesse caminho porque não conseguem avaliar o verdadeiro potencial de seus projetos de branding, e as soluções aparentemente podem se tornar armadilhas.
A despeito a relação das marcas com o mercado no momento contemporâneo avalie as afirmações a seguir:

Afirmativa 1: “As marcas estão projetadas no próprio cerne dos comportamentos sociais contemporâneos, das lógicas de troca, dos mecanismos de construção de identidade dos indivíduos e dos grupos …”
Afirmativa 2: “Sua onipresença no espaço público, sua capacidade para marcar o simbólico e o coletivo, sua propensão para movimentar a opinião pública e chamar a atenção da mídia, suas funções de intermediário identitário ou de bandeira coletiva deslocam a marca da única esfera do consumo”
Identifique a opção verdadeira.
Referência no campo, o semioticista italiano Andrea Semprimi entende que as marcas, contemporaneamente, têm complexos níveis de significado e significação, sendo que três dimensões caracterizam sua atuação como objeto semiótico enunciador de significados relevantes (natureza semiótica), evidenciando ainda a necessidade de manter uma unidade no discurso dos diversos sujeitos que definem a marca em dois aspectos principais na sua relação com o consumidor e no contrato da comunicação (natureza relacional) e, por último, a importância de as marcas pós-modernas serem mutáveis e adaptáveis ao ambiente no qual se situam (natureza evolutiva).
No tocante a riscos, aquele que pode ser atribuído à natureza evolutiva de uma marca pós-moderna é:
Os primeiros eventos foram os Jogos Olímpicos da Era Antiga, datados de 776 a.C. que aconteciam em Olímpia, na Grécia. A partir desses episódios históricos, o espírito da hospitalidade desenvolveu-se, podendo-se concluir que os eventos tiveram suas origens no passado, mas se perpetuaram até os nossos dias por representar uma forma efetiva de integrar pessoas e culturas. Ao longo do tempo, a experiência humana indicou a necessidade de classificar os eventos em tipos e formatos.
(FREIBERGER,2010)
No que diz respeito aos formatos dos eventos, analise as afirmativas a seguir:
I Brainstorming – é uma reunião que tem como objetivo principal a transmissão de ideias sobre determinado assunto. Ao final da reunião os integrantes terão como base as diretrizes que serão traçadas em busca dos objetivos propostos.
II Conclave: é uma reunião musical, de caráter laico, para aproximar grupos sociais distintos de modo a compartilhar ideias sobre determinado assunto. Ao final da reunião os integrantes terão reunido um conjunto de ideias próximas, similares e opostas, de modo a evidenciar proximidades e distanciamentos sociais.
III Workshop: Vem da junção de work (trabalho) e shop (fazer compras), como próprio nome sugere este evento trata-se de uma reunião realizada em shopping center, encerrada rotineiramente de forma repentina e que, instantaneamente e em ambiente público, realizam uma apresentação atípica por um curto período de tempo e rapidamente se dispersam do ambiente como se nada tivesse acontecido.
IV Brunch– Vem da junção de breakfast (café da manhã) e lunch (almoço), como o próprio nome sugere este evento trata-se de um café da manhã e almoço. É uma forma de estabelecer comunicação entre os integrantes ou discutir um tema específico.
Estão corretos apenas os conceitos nas afirmativas:
“O cinema interativo ainda é considerado um desafio para o campo científico, que encontra barreiras tecnológicas para desenvolver essa modalidade audiovisual. Simultaneamente, o receptor contemporâneo, agora participativo, exige interatividade nos processos aos quais é envolvido, deixando de apresentar, gradativamente, o tradicional comportamento passivo e a leitura linear. Corroborando com esse cenário, o desenvolvimento da TV digital encontra, atualmente, uma carência de conteúdo que atenda às características diferenciadas e contemple a interatividade.”
(Renó.2007)
Em estudo publicado em 2007, o pesquisador Denis Porto Renó elaborou um estudo científico em que 100% dos entrevistados que responderam a ele entenderam ter vivenciado uma experiência de cinema interativo após seguir o que foi proposto na pesquisa. Reunindo a fortuna crítica sobre interatividade e interação midiática e a referência bibliográfica “Narrativa audiovisual: uma possibilidade de interatividade na Internet” que experimento foi entendido como cinema interativo na Internet no referido estudo:
“A linguagem audiovisual tem uma gramática própria, que se renova com a introdução de novos aparatos técnicos. Ela é construída a partir da combinação de som, imagem e palavras. Esses elementos, com a interferência de outros específicos do meio, criam mensagens para transmitir informações, opiniões, ideias, sensações e sentimentos que vão influenciar seus espectadores na constituição de sentidos e significados.”
(D´ANGELO,2015)
A respeito do conceito de “enquadramento”, próprio da narrativa audiovisual, a definição correta é: