Filtrar


Questões por página:
A psicologia social é uma área da psicologia que estuda as interações entre os indivíduos e os grupos sociais, bem como os processos psicológicos que decorrem dessas interações. Além disso, tem uma significativa relação com a educação, pois ambas se preocupam com a formação dos sujeitos e a transformação da sociedade. No Brasil, a psicologia social se desenvolveu a partir de diferentes abordagens teóricas e metodológicas, que refletem as diversas realidades e demandas do contexto brasileiro. Com base na interdisciplinaridade desses conhecimentos, sobre a relação entre psicologia social e a educação no Brasil, é correto afirmar que a psicologia social
João é um estudante de psicologia que está aprendendo sobre a teoria dos construtos pessoais de George Kelly. Ele entende que essa teoria propõe que as pessoas criam modelos mentais da realidade para prever os eventos e que esses modelos são formados por construtos pessoais; as categorias descritivas que usamos para conceituar eventos. Além disso, ele também sabe que os construtos pessoais são dicotômicos e bipolares, ou seja, que entendemos a personalidade e a experiência humana em geral a partir de adjetivos com polos opostos. No entanto, João tem dúvidas sobre como os construtos pessoais se relacionam com o comportamento e a personalidade das pessoas. Ele decide pesquisar mais sobre o assunto e encontra um texto que explica os onze corolários da teoria de Kelly, que são princípios que derivam do postulado fundamental de que todos os processos psicológicos de um indivíduo dependem da forma como ele antecipa os eventos. Com base nesse texto, o corolário capaz de explicar que as pessoas podem mudar os seus construtos pessoais, quando eles se mostram ineficazes para prever os eventos, é:
A tendência à atualização é um importante conceito da Teoria Humanista de Carl Rogers, por meio do qual se compreende o desenvolvimento de uma pessoa de forma plena e harmoniosa. Tal conceito se refere à:
A teoria humanista de Carl Rogers é uma das mais influentes e reconhecidas na psicologia, por oferecer uma visão otimista, holística e positiva do ser humano. Na perspectiva humanista de Carl Rogers, a personalidade é
Segundo Freud, a personalidade é composta por três instâncias psíquicas: o id; o ego; e, o superego. Descreve corretamente as funções destas instâncias a seguinte alternativa: