Filtrar


Questões por página:

O circuito abaixo mostra um voltímetro TRUE-RMS, no qual a medida e o equilíbrio dos acopladores térmicos são realizados no mesmo ambiente térmico.



Analisando-se o circuito, verifica-se que

Usando-se um circuito integrado (CI) da família TTL, contendo dois J-K flip-flop, mestre-escravos independentes e CLEAR assíncrono, montou-se um circuito. Para tal, usou-se apenas um desses flip-flop, cujos pinos estão representados no circuito, de acordo com o diagrama de conexão do CI, obtido do fabricante, ambos apresentados a seguir.



Sabe-se que o CLEAR está em “0”, que o flip-flop apresenta saídas Q = “0” e Q = “1”, que a transição ocorre na descida do clock (conforme pode ser visto na mesma Figura) e que a frequência é compatível com as características do CI. (A fonte de alimentação e o terra foram omitidos, propositadamente, para não sobrecarregar o desenho.)

Se “1”, um lógico, representa nível alto, e “0”, zero lógico, representa nível baixo, qual é a frequência do sinal na saída, tomado em Q, com relação à frequência do clock?

Os flutuadores e o tubo de Bourdon são dispositivos usados em processos industriais para medir, respectivamente,

Um técnico necessita fazer a calibração de um voltímetro digital e, para isso, planeja usar o esquema a seguir.



O equipamento 1 é uma fonte de tensão, padrão ajustável, cujo valor da tensão é medido pelo equipamento 2, um voltímetro de referência com grau de incerteza de medição desprezível. O equipamento 3 é o voltímetro digital a ser calibrado.

Nesse contexto, verifica-se que

O manômetro, o flutuador e o tubo de Venturi são muito usados em processos industriais na medida de três importantes grandezas.
Essas grandezas são, respectivamente,