Filtrar


Questões por página:
“Paciente em decúbito dorsal, onde realiza-se a flexão, abdução e rotação lateral do quadril apoiando o tornozelo ao nível do joelho contralateral, sendo que uma mão do examinador posiciona-se na asa do ilíaco oposto e a outra no joelho que está sendo examinado, forçando a abdução. A manobra é positiva quando o paciente refere dor intensa nos adutores.” A descrição anterior trata-se de qual teste ortopédico?

Lúpus eritematoso sistêmico é uma doença generalizada do tecido conjuntivo que acomete sobretudo mulheres; é caracterizada por lesões típicas na pele, artralgia, entre outros sintomas. A respeito dessa doença, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Trata-se de distúrbio imunológico; o paciente apresenta leucopenia e tem como fatores precipitantes o uso de drogas antitireoidianas e os contraceptivos orais que induzem a presença de ANA.

( ) A dor articular é frequente em cerca de 50% das pacientes e o líquido sinovial característica de baixa viscosidade (aumento do ácido hialurônico e baixa proteica).

( ) A luz solar e a ultravioleta são consideradas fatores precipitantes e poderão levar à antigenicidade do DNA.

( ) Pacientes apresentam pirexia contínua ou intermitente em quase todos os casos.

( ) A doença renal está associada em quase todos os casos. Os rins estão clínica ou bioquimicamente envolvidos nos estágios precoces e a insuficiência renal terminal é comum.

A sequência está correta em

Qual é o papel da angiotensina II no controle da pressão arterial?

Sobre a análise e a prescrição de exercícios resistidos, analise as afirmativas a seguir.

I. Para produzir mudanças adaptativas no desempenho muscular estático, uma contração isométrica deve ser mantida por 6 a 10 segundos. Esse tempo é suficiente para que desenvolva um pico de tensão e, assim, ocorram alterações metabólicas no músculo. Uma contração de 10 segundos permite um tempo de subida de dois segundos, um tempo de sustentação de seis segundos e um tempo de queda de dois segundos.

II. Sabe-se que os ganhos de força muscular ocorrem somente no ângulo de treinamento, ou logo adjacentes a eles e, como o extravasamento fisiológico é mínimo, ocorrendo não mais do que 10° em cada direção na amplitude de movimento, recomenda-se fazer resistência em quatro a seis pontos da amplitude de movimento.

III. O treinamento resistido isométrico é também modo específico. Ele aumenta a força estática e tem, ainda, muito impacto na força dinâmica (concêntrica ou excêntrica).

IV. Quando o objetivo principal é aumentar a força muscular, a quantidade de tensão que poderá ser gerada durante a contração isométrica depende da posição articular e do comprimento do músculo no momento da contração; sendo assim, basta usar uma carga de 40 a 50% da capacidade de desenvolvimento de força do músculo para melhorar a força.

Estão corretas apenas as afirmativas

A maioria dos casos de amputação transfemoral ocorre por causa vascular, sendo o trauma com lesão grave de partes moles mais comuns em jovens, decorrente de acidentes. Ao analisar a biomecânica de uma pessoa na posição ortostática a fim de avaliar e planejar a terapêutica após a amputação, é correto afirmar que: