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Questões por página:
Habilidade para lidar com as pessoas; disposição para enfrentar desafios; espírito de equipe – são competências necessárias para os novos líderes que fazem com que as organizações sofram mudanças. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A competência essencial dos líderes é saber delegar, sem a necessidade específica de ter um bom trato com a equipe.
( ) A competência “gestão de pessoas” marca o fim da liderança autoritária e o início de uma atenção voltada para o capital humano.
( ) As competências dos líderes atuais são adquiridas somente em sala de aula.
( ) Uma competência só se desenvolve quando é exigida rotineiramente, ou seja, vivenciada com frequência.
A sequência está correta em
Existe uma visão contraditória de que se a empresa investir em treinamento para os seus funcionários, irá perdê-los para a concorrência. Com esse pensamento chega-se à conclusão equivocada de que é melhor deixá-los despreparados, desde que continuem trabalhando em sua organização. Diante dessa situação, interpreta-se que:
As organizações perceberam que o cliente interno, ou seja, os colaboradores são os principais responsáveis pelo resultado da empresa; tal fato faz com que elas invistam nos programas de treinamento e desenvolvimento. Muitas empresas que são consideradas as melhores para se trabalhar têm apostado em programas de educação e capacitação, inclusive com a ideia de investir em pessoas, cuja qualificação traga reflexos positivos para a sociedade. Com base nessas informações, analise as afirmativas a seguir.
I. Os programas de treinamento e desenvolvimento educam para o desenvolvimento pessoal e gerencial.
II. A capacitação dos colaboradores busca aperfeiçoar continuamente as pessoas para a sociedade.
III. Os programas de desenvolvimento servem para capacitar os colaboradores nos aspectos conceituais e técnicos.
IV. A conscientização de organizar arquivos serve para capacitar todos os envolvidos pela organização, incluindo clientes e comunidade.
Está correto o que se afirma apenas em
As organizações que procuram ser competitivas, principalmente com relação à qualidade nos serviços e produtos, investem em programas de treinamento e desenvolvimento porque sabem que se trata de benefício e traz bons resultados. Há vários conceitos em qualificação corporativa como opção de capacitação dos colaboradores; relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Treinamento.
2. Desenvolvimento.
3. Movimentação de arquivos.
( ) Capacitação de competências voltadas para o futuro, com a ideia de proporcionar oportunidades para o crescimento profissional e pessoal, através de organização de documentos.
( ) Modalidade que compreende todas as atividades realizadas para identificar, modelar, difundir e aperfeiçoar as competências para o sucesso da organização.
( ) Visa ampliar as competências e a capacidade dos colaboradores, melhorando sua rotina, pois sua aplicação é em curto prazo.
A sequência que está correta em
No contexto brasileiro, existem inúmeros mecanismos que possibilitam um aumento da democratização da gestão das políticas públicas e que podem ser encontrados nos mais diversos níveis de organização do Estado (municipal, estadual e federal), em nível regional ou até mesmo em cada equipamento público (nas escolas, nos postos de saúde etc.)
(DIAS; MATOS,2012.)
Sobre os mecanismos que possibilitam um aumento da participação da sociedade civil na gestão de políticas públicas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O orçamento impositivo possibilita a abertura da participação da cidadania nas decisões de investimento dos governos.
( ) Os conselhos municipais de gestão de políticas públicas são órgãos coletivos, com participação do poder público e da sociedade civil, e que participam da elaboração, execução e fiscalização das políticas municipais.
( ) A centralização é o mecanismo que implica transferência efetiva de poder decisório para os agentes locais da administração municipal, ofertando maior autonomia, nos limites estabelecidos, para formular políticas, estabelecer prioridades e planejar os atendimentos às demandas.
( ) Os indicadores de gestão são dados que expressam em números os resultados das ações do governo municipal; são fundamentais para avaliação pública da gestão e avaliações setoriais e cumprimento dos programas de governo.
( ) Os sistemas de atendimento aos cidadãos servem para reclamações e solicitações de serviços, podendo incluir a criação de uma ouvidoria municipal, auxiliando nas relações dos órgãos públicos com os cidadãos.
A sequência está correta em