Questões de Concurso
Filtrar
1.820 Questões de concurso encontradas
Página 171 de 364
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Jardim do Seridó - RN
Disciplina:
Pedagogia
O coordenador pedagógico na sua função de líder, para garantir os melhores resultados do processo de ensino e de aprendizagem, pode enfrentar situações de conflitos entre os vários agentes educativos da escola. Sendo assim, entender de fato o que significa liderar, quais os tipos de liderança existentes, bem como quais os principais desafios que um líder enfrenta em seu dia a dia, é imprescindível para a sua execução na gestão escolar. Sobre a função de líder, é correto afirmar:
Concurso:
Prefeitura de Jardim do Seridó - RN
Disciplina:
Pedagogia
O processo de inclusão das tecnologias nas ações docentes contribui para a educação, no sentido de possibilitar maior interação entre os grupos, promove rapidez no acesso às informações, comunicação e conhecimentos, estimula a apropriação de outras culturas e aumenta a possibilidade de aquisição de novas e diferentes visões de mundo. Sobre esse processo, é correto afirmar:
Concurso:
Prefeitura de Jardim do Seridó - RN
Disciplina:
Pedagogia
De acordo com Imbernón (2006), a formação continuada do professor deve apoiar-se em uma reflexão dos sujeitos sobre sua prática docente e deve ocorrer da forma mais interativa possível, partindo de situações práticas reais, experimentadas, de forma a proporcionar a oportunidade para desenvolver uma prática reflexiva competente. Para o autor, a aquisição de conhecimentos por parte do professor, numa perspectiva da prática reflexiva, consiste em um processo
Concurso:
Prefeitura de Jardim do Seridó - RN
Disciplina:
Pedagogia
A formação continuada do professor é considerada uma das responsabilidades do coordenador pedagógico escolar e condição para o exercício de uma educação consciente das necessidades atuais dos estudantes que frequentam a escola. Nessa direção, para que o coordenador pedagógico desenvolva sua função de formar esses professores dentro da escola, faz-se necessário pensar
Concurso:
Prefeitura de Jardim do Seridó - RN
Disciplina:
Pedagogia
Analise o fragmento textual a seguir, sobre pressupostos de aprendizagem num contexto escolar.
A própria designação de "educação problematizadora" revela a força motivadora da aprendizagem. A motivação se dá a partir da codificação de uma situação-problema, da qual se toma distância para analisá-la criticamente. "Esta análise envolve o exercício da abstração, através da qual procuramos alcançar, por meio de representações da realidade concreta, a razão de ser dos fatos”. Aprender é um ato de conhecimento da realidade concreta, isto é, da situação real vivida pelo educando, e só tem sentido se resulta de uma aproximação crítica dessa realidade. O que é aprendido não decorre de uma imposição ou memorização, mas do nível crítico de conhecimento, ao qual se chega pelo processo de compreensão, reflexão e crítica. O que o educando transfere, em termos de conhecimento, é o que foi incorporado como resposta às situações de opressão, ou seja, seu engajamento na militância política (LIBÂNEO,1990, p.35).
Diante do exposto, considerando a classificação das Tendências pedagógicas, é correto afirmar que as pressuposições em relação ao aprender, num contexto escolar, descrito no fragmento textual, fundamenta-se na tendência
A própria designação de "educação problematizadora" revela a força motivadora da aprendizagem. A motivação se dá a partir da codificação de uma situação-problema, da qual se toma distância para analisá-la criticamente. "Esta análise envolve o exercício da abstração, através da qual procuramos alcançar, por meio de representações da realidade concreta, a razão de ser dos fatos”. Aprender é um ato de conhecimento da realidade concreta, isto é, da situação real vivida pelo educando, e só tem sentido se resulta de uma aproximação crítica dessa realidade. O que é aprendido não decorre de uma imposição ou memorização, mas do nível crítico de conhecimento, ao qual se chega pelo processo de compreensão, reflexão e crítica. O que o educando transfere, em termos de conhecimento, é o que foi incorporado como resposta às situações de opressão, ou seja, seu engajamento na militância política (LIBÂNEO,1990, p.35).
Diante do exposto, considerando a classificação das Tendências pedagógicas, é correto afirmar que as pressuposições em relação ao aprender, num contexto escolar, descrito no fragmento textual, fundamenta-se na tendência