Questões de Concurso
Filtrar
2.202 Questões de concurso encontradas
Página 237 de 441
Questões por página:
Questões por página:
O estudante adulto produz a própria aprendizagem e tem grande capacidade para atender a proposta das intervenções educativas. Algumas hipóteses sobre a andragogia consideram elementos que procuram facilitar e articular a aprendizagem dos adultos. Uma destas hipóteses é a iniciativa, favorecendo o exercício da autonomia no processo de ensino e o “incentivo à criatividade, à capacidade de assumir novas competências, e a sensibilidade para novos desafios e descobertas” (ROCHA, 2012)”. O papel dos professores ao considerarem este pressuposto será ___________. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
A arte de educar adultos pondera sobre a participação, a iniciativa e as atividades coletivas. Partem de um planejamento para a aprendizagem que valoriza o potencial de contribuição do estudante adulto. A compreensão sobre como auxiliar os estudantes adultos para aprender, requer a consideração de alguns princípios da andragogia. Assinale a alternativa incorreta a respeito desses princípios.
A metodologia para desenvolver as intervenções educativas com o estudante adulto, devido as suas experiências e vivências, difere do ensino planejado para as crianças e adolescentes. A prática esperada no ato de ensinar será exercitar a compreensão e escolher instrumentos para operacionalizar o currículo estabelecido em função da necessidade dos estudantes adultos. Assinale a alternativa correta sobre a importância da andragogia.
A Educação Permanente em Saúde (EPS) para acontecer depende da promoção de três eixos, incumbência do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES/SGTES) que coordena a Política Nacional de Formação e Desenvolvimento de Trabalhadores para o Sistema Único de Saúde (SUS). Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) sobre os eixos:
( ) A relação entre a educação e o trabalho.
( ) A mudança nas políticas de formação e nas práticas de saúde.
( ) A melhor produção nos locais de serviço.
( ) A produção e a disseminação do conhecimento e a educação nos locais de serviço.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) A relação entre a educação e o trabalho.
( ) A mudança nas políticas de formação e nas práticas de saúde.
( ) A melhor produção nos locais de serviço.
( ) A produção e a disseminação do conhecimento e a educação nos locais de serviço.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Um fundamento do Sistema Único de Saúde (SUS) é a formação de seus trabalhadores. A instituição da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (Pneps) reconhece a importância da formação e do desenvolvimento de trabalhadores da saúde, disposto na Portaria GM/MS nº 198/2004, a Educação Permanente em Saúde (EPS) sobressai-se porque: Analise as afirmativas abaixo:
I. Valoriza o trabalho como fonte do conhecimento.
II. Exclui o vínculo entre o conhecimento e o cotidiano, também ao processo de aprendizagem.
III. A integração do trabalho dissidia da orientação das ações educativas.
IV. A educação será desenvolvida no modo permanente e dinâmica, explorando a formação de espaços coletivos para a reflexão, análise e avaliação do que for produzido no trabalho cotidiano.
Estão corretas as afirmativas.
I. Valoriza o trabalho como fonte do conhecimento.
II. Exclui o vínculo entre o conhecimento e o cotidiano, também ao processo de aprendizagem.
III. A integração do trabalho dissidia da orientação das ações educativas.
IV. A educação será desenvolvida no modo permanente e dinâmica, explorando a formação de espaços coletivos para a reflexão, análise e avaliação do que for produzido no trabalho cotidiano.
Estão corretas as afirmativas.