Filtrar


Questões por página:
A Base Nacional Comum Curricular – BNCC, prevista no Plano Nacional de Educação (PNE), é uma nova política para a melhoria da educação, pois define o conjunto de aprendizagens essenciais e indispensáveis a que todos – crianças, jovens e adultos – têm direito. Além disso, ela vincula outras políticas para assegurar esse direito, como currículo escolar, formação de professores, avaliação, material didático e Projeto Político-Pedagógico – PPP.
(Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf. Adaptado.)

Considerando a BNCC, analise as afirmativas a seguir.

I. Ao longo da educação básica, as aprendizagens essenciais definidas na BNCC devem concorrer para assegurar aos estudantes o desenvolvimento de dez competências gerais, que consubstanciam, no âmbito pedagógico, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento.

II. Na BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores, para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

III. Por ser obrigatória, a BNCC pode induzir ações alinhadas e coerentes para estados, municípios, redes de ensino, escolas e salas de aula com a finalidade de formar cidadãos para o melhor desenvolvimento de cada pessoa e do país; dessa forma, o documento contém uma lista de conteúdo de cada disciplina garantindo a necessidade de constituir uma proposta curricular que assegure as competências e habilidades e resguarde, nos objetos de conhecimento, as marcas culturais, ambientais e econômicas do país.

Está correto o que se afirma em
A avaliação escolar é parte integrante do processo de ensino-aprendizagem, e não uma etapa ou momento isolado. Faz parte da metodologia de ensino; está diretamente imbricada com os objetivos, os conteúdos e os procedimentos metodológicos expressos no planejamento e desenvolvidos no decorrer do ensino. Avaliar é um ato de decisão e julgamento que deve ser crítico e consciente, tanto do professor quando avalia quanto do aluno quando realiza sua autoavaliação. Assim como a metodologia, a escolha pelos instrumentos de avaliação depende da concepção de ensino que o professor carrega no seu referencial. Hoffmann apresenta-nos a avaliação a partir de duas concepções de educação: a liberal e a progressista. Saber avaliar é uma competência essencial do professor. Acerca do exposto, e, ainda, quando o professor realiza a avaliação da aprendizagem na perspectiva progressista, trata-se de:
O termo técnico deriva do grego tékhne, sendo seu significado “arte ou habilidade”. A técnica no âmbito educacional passou a ser o método pelo qual se pretende realizar o processo ensino-aprendizagem, em que se destacam a partir dos anos 70, do século anterior, a pedagogia tecnicista, cujo enfoque são as técnicas, das quais os professores deveriam aprendê-las. Todavia, a técnica de ensino não é um método concreto, ou uma receita que garanta sucesso sempre que aplicada. Algumas técnicas, dependendo do ambiente, se tornam inadequadas para a realidade. As técnicas se organizam em torno de procedimentos didáticos, que são passos, atividades, ações que o professor e os alunos desenvolverão durante a realização da aula. Pode-se dizer que uma técnica de ensino é um conjunto de procedimentos sistematizados a partir das aprendizagens que serão desenvolvidas pelos alunos.

(Disponível em: https://www.ufrgs.br/psicoeduc. Adaptado.)

Acerca do exposto, é possível afirmar que a técnica da aula expositiva dialogada, pode se transformar num equívoco, quando o professor
Segundo Veiga (2013), o Projeto Político-Pedagógico – PPP, é um instrumento que descreve e revela a escola, para além de suas intenções e concepções; trata-se de uma forma de organizar o trabalho pedagógico. A responsabilidade da construção deste projeto de sociedade e de educação é de toda a comunidade escolar, sendo um processo democrático de decisões, preocupa-se em ministrar uma forma de organização do trabalho pedagógico que supere os conflitos, buscando eliminar as relações competitivas, corporativas e autoritárias, rompendo com a rotina do mundo impessoal e racionalizado da burocracia que permeia as relações no interior da escola. De acordo com a autora, o PPP deve estar embasado em princípios que norteiam a escola democrática, pública e gratuita, dando identidade à instituição escolar. Tais princípios possuem um caráter permanente e fundamentado nas ações pedagógicas. Considerando os princípios que norteiam o PPP, assinale a afirmativa correta.
Supervisão escolar e orientação educacional são funções pedagógicas que surgiram de modo a cada um fazer o seu papel, de forma fragmentada, com campo de atuação distinto. O primeiro, durante muito tempo, teve o seu campo de trabalho voltado exclusivamente aos professores; já o segundo tinha como função exclusiva trabalhar com os alunos. Mas, segundo Urbanetz & Silva (p.61) “a fragmentação do trabalho [...] em supervisão escolar e orientação educacional, característica do período tecnicista, foi intensamente denunciada em inúmeros estudos, artigos, pesquisas [...] e encontra-se em plena superação nas diferentes alternativas de ensino”. Em função desta reflexão, hoje, a função da supervisão escolar e da orientação educacional precisa ter o mesmo discurso e a mesma ação, de maneira que o seu trabalho dê sentido ao conhecimento do aluno, inserindo--o na realidade e tornando-o crítico, criativo e cidadão. O supervisor escolar, tanto quanto o orientador educacional, é sujeito de uma ação dentro de um espaço em transformação e transformador – a escola, e precisam ser competentes em muitos aspectos.

Considerando tais aspectos, analise o fragmento de texto a seguir.

“No aspecto _________________, estes profissionais precisam compreender os processos de organização do trabalho. No aspecto ___________________, devem articular a verdadeira função da escola em relação à ‘vida’, pois é um espaço de geração de mudanças para a transformação da sociedade. Já no aspecto __________________, compete aos profissionais a participação nas decisões de todas as ações da escola. É justamente neste aspecto que se destaca a participação do supervisor e do orientador junto à gestão escolar; estes profissionais devendo se mostrar competentes dentro de seu papel, mas de maneira coletiva. No aspecto ______________, toda a ação de tais profissionais deve estar voltada para o sucesso do processo ensino-aprendizagem, em uma relação dialética com os professores e demais profissionais da educação, articulando um processo que os permita repensar ações e garantir a qualidade do ensino.”

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.