Questões de Concurso
Filtrar
190 Questões de concurso encontradas
Página 32 de 38
Questões por página:
A insuficiência renal está associada a elevadas taxas de morbimortalidade, mesmo com os avanços tecnológicos ocorridos nos últimos anos. Marque nas assertivas abaixo, “V” para as verdadeiras e “F” para as falsas. Em seguida, marque a alternativa que contém a sequência de respostas CORRETA, na ordem de cima para baixo.
( ) Na insuficiência pré-renal, o rim hipoperfundido reabsorve o sódio e a água em uma tentativa de aumentar o volume circulatório.
( ) Uma dieta hiperproteica contribui para a lentificação da progressão da insuficiência renal.
( ) À medida que a taxa de filtração glomerular diminui, a capacidade dos rins de excretar potássio aumenta, provocando hipocalemia.
( ) A anemia no paciente com insuficiência renal crônica pode ser justificada pela perda sanguínea decorrente de uma tendência hemorrágica aumentada.
( ) Na insuficiência renal, os níveis de cálcio diminuem devido à incapacidade do rim insuficiente de converter a vitamina D em sua forma ativa, interferindo na absorção intestinal de cálcio.
As doenças cardiovasculares, principalmente o infarto agudo do miocárdio (IAM), representam a principal causa de morte e incapacidade no Brasil e no mundo. De maneira geral, a abordagem terapêutica das síndromes coronarianas agudas tem por objetivo prevenir e tratar as complicações resultantes da isquemia/necrose miocárdica. Em relação à terapêutica medicamentosa utilizada no manejo do IAM, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira e em seguida marque a alternativa que contém a sequência de correlação CORRETA, na ordem de cima para baixo.
1. Morfina.
2. Oxigênio.
3. Nitrato.
4. Betabloqueadores.
( ) Reduz a pressão arterial e o índice cardíaco reduzindo o consumo de oxigênio miocárdico por minuto e por batimento. Possui efeitos favoráveis na oferta e demanda de oxigênio refletindo na diminuição da produção de lactato miocárdico e diminuição da arritmia ventricular.
( ) Atua como limitador da lesão isquêmica imposta ao miocárdio reduzindo a intensidade de elevação do segmento ST ao exame eletrocardiográfico. A administração em excesso pode levar à vasoconstrição sistêmica com seus efeitos deletérios.
( ) Consiste na dilatação abrupta das veias, o que reduz a pré-carga, o débito e o trabalho cardíaco, além de promover vasodilatação coronariana e reduzir a ocorrência de espasmo. Dessa forma, o balanço entre oferta e demanda é reestabelecido resultando em alívio da dor.
( ) Possui ação vasodilatadora (principalmente venodilatadora). Promove o alívio da dor, redução da pressão arterial e da pré-carga, do consumo miocárdico de oxigênio e, consequentemente, dos sintomas congestivos.