Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Deseja-se realizar a contagem estimada da funcionalidade mostrada na Figura 3(b), segundo a NESMA, para um projeto de software em desenvolvimento. Nesse caso, considerando apenas os dados fornecidos no texto introdutório dessa questão e o apresentado nas Figuras 3(a),3(b) e 3(c), pode-se afirmar que a estimativa total do tamanho funcional do "Cadastrar Tipo de Débito" será de
mostrar texto associado
Para garantir a qualidade de um software, há processos, na Engenharia de Software, que procuram determinar se o software mostrado na Figura 3(b) foi desenvolvido de acordo com as especificações de requisitos, da Figura 3(a), preestabelecidas, acordadas e homologadas com o cliente. Nesse caso, tais processos são chamados de:
mostrar texto associado

A Figura 2(b) mostra um conjunto de pastas dentro das quais se desenvolveu um subconjunto do software que se está construindo. Sobre essa porção do sistema informatizado, sabese o seguinte: (1) mesmo não sendo o produto completo, será entregue ao cliente e disponibilizado aos usuários, conforme estabelecido em um marco previamente acordado com O cliente; (2) caracterizase por ser uma versão estável e executável do software: (3) será acompanhada dos artefatos necessários para sua utilização, como, por exemplo, as instruções de instalação e uso, (4) essa porção do software já foi entregue algumas vezes para O cliente que realizou diversos testes, em tempo de execução, e finalmente o aprovou; (5) após aprovado, O software será entregue ao cliente versionado, de modoa facilitar o controle do produto que está sendo implementado; e (6) esse subconjunto de software, ao ser entregue ao cliente, será "congelado" em seu repositório e somente poderá ser modificado ou evoluído após a realização de um procedimento formal de gerenciamento de mudanças e controle de configuração. Nesse caso, pode-se afirmar que:


I. A versão estável e executável do produto, entregue ao cliente, devidamente acompanhada dos artefatos necessários para sua utilização, que é um subconjunto desse software, é chamada de "release".

Il. O subconjunto de software entregue ao cliente e "congelado" em seu repositório, somente podendo ser modificado após a realização de um procedimento formal de gerenciamento de mudanças e controle de configuração, constitui uma "baseline”.

III. A liberação de um subconjunto do software, para que o cliente teste os seus recursos e funções do sistema, em tempo de execução, caracteriza-se por ser uma “build”.


Quais estão corretas?

mostrar texto associado
Há um artefato elaborado no RUP que tem as seguintes características: (1) estabelece um entendimento comum entre os envolvidos do produto a ser desenvolvido, em termos de suas necessidades e problemas a serem resolvidos; (2) identifica os investidores do sistema, (3) define os limites do sistema; e (4) descreve os principais recursos do sistema. Ao final de uma determinada fase do RUP (Figura 2(a)), considera-se que Se atingiu adequadamente o marco do ciclo de vida dessa fase, quando esse artefato foi refinado e evoluído com base em novas informações obtidas durante a fase, tais como, a compreensão sólida dos casos de uso mais críticos, a estabilização dos demais casos de uso, a definição de uma opção de arquitetura e a resolução dos principais riscos. Portanto, a partir desse enunciado, deseja-se identificar, nas alternativas a seguir, os seguintes aspectos: (1) o nome desse artefato; (2) o nome da fase em que esse artefato é refinado e evoluído, nas condições descritas nesse enunciado; e (3) o nome do responsável que elabora e evolui esse artefato. Portanto, assinale, dentre as alternativas a seguir, aquela que melhor apresenta os nomes solicitados:

A questão baseia-se na Figura 1, que mostra, intencionalmente, apenas parte de um documento, fornecido à determinada empresa, certificando o Nível de Maturidade como “3”, conforme definido no SEI CMMI-DEV versão 1.3.


Imagem associada para resolução da questão


O documento mostrado na Figura 1 certifica determinada empresa com o "Nível de Maturidade 3", conforme definido no SEI CMMI-DEV, versão 1.3. Nesse caso, considere as seguintes alternativas:


I. Para a obtenção desse certificado, essa empresa teve que atender os requisitos da área de processo "Gestão de Processo Organizacional (OPM).

Il. As empresas certificadas como o "Nível de Maturidade 3" devem ter a capacidade de gerenciar mudanças nos requisitos, pela execução de subpráticas, tais como documentar todos os requisitos e suas modificações, manter o histórico das modificações, avaliar o impacto das modificações dos requisitos, registrar as modificações nos requisitos que podem afetar a arquitetura e impactar os diversos interessados no projeto. Essas subpráticas fazem parte da área de processo "Gestão de Requisitos" (RSKM) e situam-se no “Nível de Maturidade 3", do CMMI-DEV, versão 1.3

Ill. Para a obtenção desse certificado, essa empresa foi submetida ao método "SCAMPI A", que é mais rigoroso que os métodos "SCAMPI B" e "C". O método "SCAMPI A" é utilizado para avaliar as organizações perante os modelos CMMI e define regras que asseguram a objetividade na classificação das avaliações. O "SCAMPI A" é o único método que fornece uma classificação como resultado, O que o mercado chama de certificação, como, por exemplo, "Maturity Level 3",


Quais estão corretas?