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Por meio da Resolução CFESS nº 273 de 13 de março de 1993 temos a instituição do Código de Ética do Assistente Social brasileiro. No artigo 2º., titulo II, dessa resolução temos a indicação dos direitos do Assistente Social. Assim sendo, analise as afirmativas abaixo:

I. É um direito do Assistente Social a inviolabilidade do local de trabalho e respectivos arquivos e documentação, garantindo o sigilo profissional.

II. É um direito do Assistente Social utilizar seu número de registro no Conselho Regional no exercício da Profissão.

III. É um direito do Assistente Social o pronunciamento em matéria de sua especialidade, sobretudo quando se tratar de assuntos de interesse da população.

IV. É um direito do Assistente Social abster-se, no exercício da Profissão, de práticas que caracterizem a censura, o cerceamento da liberdade, o policiamento dos comportamentos, denunciando sua ocorrência aos órgãos competentes.

Representam os direitos do Assistente Social, segundo o artigo 2º., título II, da Resolução CFESS 273/93, às afirmativas:

O título III da Resolução CFESS/93 dispõe a respeito das Relações Profissionais do Assistente Social. No capítulo I, título III, dessa resolução, especificamente a partir do artigo 5º., o documento oferece parâmetros para as relações do Assistente Social com os/as usuários/as. Considerando esse documento, em seu artigo 5º, leia as sentenças abaixo:

I. É um dever do Assistente Social nas suas relações com os/as usuários bloquear o acesso dos/as usuários/as aos serviços oferecidos pelas instituições, através de atitudes que venham coagir e/ou desrespeitar aqueles que buscam o atendimento de seus direitos.

II. É um dever do Assistente Social nas suas relações com os/as usuários/as contribuir para a viabilização da participação efetiva da população usuária nas decisões institucionais.

III. É um dever do Assistente Social nas suas relações com os/as usuários/as devolver as informações colhidas nos estudos e pesquisas aos/às usuários/as, no sentido de que estes possam usá-los para o fortalecimento dos seus interesses.

IV. É um dever do Assistente Social nas suas relações com os/as usuários ter livre acesso à população usuária.

De acordo com o artigo 5º, título III, da Resolução CFESS/93 são corretas as afirmativas:

A Lei nº.8.662/93 que Dispõe sobre a profissão de Assistente Social e dá outras providências, no artigo 13º. define que a inscrição nos Conselhos Regionais sujeita os Assistentes Sociais a:

O planejamento é algo inerente ao trabalho cotidiano do Assistente Social e está presente em todas as áreas de atuação desse profissional. Integram o processo de planejamento a elaboração de planos, programas e projetos. Adotando a definição de Baptista (2000, p.99 à 102), avalie as afirmativas abaixo:

I. O plano é a unidade elementar do processo sistemático de racionalização de decisões.

II. O plano delineia as decisões de caráter geral do sistema, suas grandes linhas políticas, suas estratégias, suas diretrizes e precisa responsabilidades.

III. O programa é, basicamente, um desdobramento do plano:os objetivos setoriais do plano irão constituir os objetivos gerais do programa.

IV. O projeto é o documento que sistematiza e estabelece o traçado prévio da operação de um conjunto de ações.

Podemos inferir que:

A avaliação e o monitoramento integram parte basal do processo de planejamento e estão presentes na prática profissional do Assistente Social. Quando realizamos uma avaliação, conforme nos diz Baptista (2000, p.117- 120), podemos fazê-lo em relação a eficiência, eficácia ou efetividade, daquilo que está sendo avaliado. Assim sendo, julgue os itens abaixo considerando o disposto por Baptista (2000, p.117-120) em relação ao processo de avaliação.

I. A avaliação da eficiência tem por objetivo reestruturar a ação para obter, ao menor custo e ao menor esforço, melhores resultados.

II. A avaliação de eficácia está relacionada com o rendimento técnico e administrativo da ação e considera, dentre outros aspectos, os padrões de qualidade dos resultados alcançados.

III. A avaliação da efetividade diz respeito, mais propriamente, ao estudo do impacto do planejado sobre a situação.

IV. A avaliação da efetividade permite que sejam estudados não apenas os efeitos diretos, resultantes da intervenção, mas também seus efeitos indiretos sejam eles relacionados à intencionalidade da ação, sejam eles efeitos perversos.

Apresentam correspondência ao pensamento de Baptista (2000, p.117-120) os itens: