Filtrar


Questões por página:
Em relação ao impacto de transtornos mentais e de comportamento, decorrentes do uso de álcool e do diagnóstico e prognóstico de pacientes com transtorno de pânico (TP), assinale a afirmativa correta.
Um paciente foi encaminhado ao psiquiatra por um cardiologista. Na entrevista, existe um histórico de três meses com episódios frequentes de desconforto súbito no peito associado a sensações de asfixia, palpitações, sudorese e vertigens. Os episódios têm duração de cinco a dez minutos e desaparecem espontaneamente. A investigação inicial clínica e cardiológica foi negativa para alguma condição médica associada. O paciente refere que desde então desenvolveu uma preocupação constante em apresentar novamente a crise, mantendo-se sempre atento a suas sensações somáticas. Como esta última descrição sintomatológica pode ser qualificada, considerando que se trata de um quadro psicopatológico?
Quais são os diagnósticos subjacentes mais frequentes relacionados a um primeiro episódio psicótico em idosos?
Na avaliação dos quadros de abuso, dependência e abstinência relacionados a cocaína e crack, o termo “crash” se refere a:
A mensuração do nível de álcool no sangue (alcoolemia) é um importante parâmetro na avaliação da gravidade de uma intoxicação aguda por derivados etílicos, em que também vão interferir a velocidade da ingestão do álcool, o nível de tolerância do paciente e seu estado alimentar. De modo geral, a partir de qual faixa de alcoolemia o paciente apresenta risco de evoluir para um estado comatoso?