Questões de Concurso
Filtrar
190 Questões de concurso encontradas
Página 11 de 38
Questões por página:
Paciente de 12 anos, deu entrada no serviço de oftalmologia com queixa de lagrimar demais durante o dia pelo olho direito (OD).
Submetido à avaliação, o teste de Zappia Milder (teste do desaparecimento da fluoresceína) foi positivo em OD. Foi realizada sondagem e irrigação das vias lacrimais, após confirmada a permeabilidade do ponto lacrimal, apresentando parada rígida.
De base no quadro acima, podemos afirmar, exceto que
Paciente do sexo masculino,55 anos, hipertenso, dislipidêmico e diabético não-insulino dependente, compareceu à consulta oftalmológica apresentando cefaleia, náuseas e fotofobia intensa. Apresentou histórico de oclusão de ramo de veia central da retina em OD, tratada com retinólogo, há cerca de 3 meses.
No exame oftalmológico, apresentou:
I hiperemia conjuntival, média midríase, quemose, além de minúsculos tufos capilares em margem pupilar em olho direito (OD);
II PIO de 55/16 mmHg (TA às 09:00h);
III fundoscopia evidenciava escavação papilar aumentada em olho direito (OD) e normal em olho esquerdo (OE).
Trata-se de um quadro característico de
Paciente de 75 anos, sexo feminino, dá entrada em serviço oftalmológico com queixa de perda visual súbita em olho direito, acompanhada de dor periocular. Apresenta como história pregressa perda de peso, sudorese noturna e encontra-se em tratamento para depressão, fazendo uso diário de fluoxetina, conforme prescrito por psiquiatra. Refere, ainda, que há algumas semanas vem apresentando grande desconforto ao pentear os cabelos, fato este acompanhado de cefaleia frontal.
No exame físico, se observou artéria temporal superficial, à direita, sem pulso e espessada.
No exame oftalmológico, se observou, em olho direito, edema de disco, associado à palidez discal em aspecto de “giz branco”.
Considerando-se esse quadro, a paciente é provavelmente portadora do seguinte diagnóstico oftalmológico:
Paciente de 9 anos, sexo masculino, encaminhado ao setor de estrabismo com queixa de “não conseguir olhar para cima com o olho esquerdo”. No exame oftalmológico, se observou:
i. olhos alinhados na posição primária do olhar (PPO).
ii. limitação da elevação à esquerda em adução na movimentação ocular extrínseca (MOE), limitação da elevação à esquerda no olhar para cima, acompanhada de elevação à esquerda normal em abdução.
iii. teste da ducção forçada positivo na tentativa de se elevar o bulbo ocular em adução.
Considerando-se esse quadro, o paciente é provavelmente portador de