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Fora de qualquer ala ideológica, cabe ao governo a liderança do processo de Desenvolvimento de Comunidade. Neste sentido, é apresentado um modelo de mobilização comunitária que é o Seminário. A despeito do Seminário como instrumento de mobilização de caráter ortodoxo, é correto afirmar que
É preciso situar o movimento de reconceituação, não como um projeto isolado e vanguardista, mas como um processo vivo e contraditório de mudanças no interior do serviço social tradicional latinoamericano. A ruptura com o serviço social tradicional se inscreve na dinâmica de rompimento das amarras imperialistas, de luta pela libertação nacional e de transformações da estrutura capitalista excludente, concentradora, exploradora.
Com base na leitura do enunciado acima, é correto afirmar que
No texto, é possível reconhecer a “defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo”. Nesse sentido a dimensão normativa do projeto ético e político do serviço social refere-se à
Sobre a defesa dos direitos humanos (DH), as informações apresentadas no texto indicam que
“A liberdade é a capacidade para darmos um sentido novo ao que parecia fatalidade, transformando a situação de fato numa realidade nova, criada por nossa ação. Essa força transformadora, que torna real o que era somente possível e que se achava apenas latente como possibilidade, é o que faz surgir um movimento antirracista, uma luta contra a discriminação sexual ou de classe social, uma resistência à tirania e a vitória contra ela”.
A leitura cuidadosa do texto permite considerar verdadeiras as seguintes afirmações:
I A liberdade se constitui princípio do código de ética de 1993.
II A liberdade é somente um assunto teórico, pois a compreensão da necessidade basta para que o homem seja livre.
III A liberdade se apresenta como um dado da experiência imediata ou como uma convicção inquebrantável que não pode ser destruída pela existência da causalidade.
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