Filtrar


Questões por página:
Questão Anulada

Na economia-mundo, há uma grande ampliação das trocas comerciais internacionais e a formação de blocos econômicos é uma regionalização dentro do espaço mundial, mas, também uma forma de aumentar as relações em escala global. (Almeida, Lúcia Marina e Rigolin, Tércio Barbosa. Geografia – Editora Ática .2005) Neste contexto, a América do Sul segue a regra da globalização com a criação de blocos econômicos regionais. Observando o mapa abaixo, sobre os países da América do Sul todas as alternativas estão corretas, EXCETO:

Conflito que alcançou enormes proporções na história do Brasil e, particularmente, dos Estados do Paraná e de Santa Catarina. Semelhante a outros graves momentos de crise, interesses político-econômicos e messianismo se misturaram ao contexto explosivo. Ocorrido entre 1912 e 1916, o conflito envolveu, de um lado, a população cabocla daqueles Estados, e, de outro, os dois governos estaduais, apoiados pelo presidente da República, Hermes da Fonseca.

O texto acima faz referência a / ao:
Sobre as rebeliões nativistas ocorridas no Brasil durante o período colonial, leia as proposições abaixo:

I - Esses movimentos tiveram início no século XVII, momento em que diversas regiões da colônia enfrentavam dificuldades econômicas.

II - Muitos dos revoltosos eram oriundos da elite e, por isso, não tinham interesse em elaborar uma transformação profunda nas instituições de seu tempo.

III - Entre os principais levantes pode-se destacar: a Revolta de Beckman; a Guerra dos Emboabas; a Guerra dos Mascates e a Revolta de Filipe dos Santos.

IV - As primeiras revoltas nativistas acontecidas no século XVII pretendiam extinguir o pacto colonial e estabelecer a independência da América Portuguesa.

V - Seus participantes não desejavam liquidar com a presença metropolitana no território colonial.

Assinale a alternativa que apresenta as proposições corretas:
Leia as alternativas a seguir e assinale a única que está INCORRETA em relação à política do governo Luiz Inácio Lula da Silva:
Questão Anulada
O Tratado de Redução de Armas Estratégicas assinado em 2010 obrigou a redução de cerca de um terço dos arsenais nucleares remanescentes da Guerra Fria e, no âmbito diplomático, marca a retomada das relações bilaterais após o esfriamento durante o governo de George W. Bush.

Assinale a alternativa que apresenta o nome do Tratado e os respectivos presidentes que assinaram: