Filtrar


Questões por página:
A lesão cariosa é a sequela da doença cárie. Tendo em vista que para preservar a estrutura sadia do dente, deve-se considerar algumas peculiaridades na remoção seletiva do tecido cariado, assinale a afirmativa correta.
A implementação das ações de políticas públicas voltadas para promoção e prevenção de saúde bucal objetiva diminuir intervenções dentárias desnecessárias no paciente. Desse modo, é importante entender a abordagem atualizada da cárie dentária como uma doença:
De acordo com a expectativa de vida da população, os profissionais têm adotado em sua filosofia de cuidados a Odontologia de Mínima Intervenção (OMI); marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A OMI deve ser aplicada para qualquer paciente, independente da idade.

( ) A OMI pode ser utilizada em dentes decíduos e permanentes.

( ) Na OMI, as trocas de restaurações devem ser priorizadas em detrimento aos reparos das restaurações.

( ) A OMI objetiva manter dentes funcionais até a adolescência.

A sequência está correta em
A violência doméstica é uma questão complexa, constituindo-se em um problema de saúde pública, visto que os cirurgiões-dentistas possuem contato com pacientes e familiares de diferentes idades. Neste contexto, o profissional deverá:
A prática do cuidado familiar, por meio do conhecimento da funcionalidade e estrutura das famílias, tem por objetivo influenciar os cuidados saúde-doença de cada indivíduo e da comunidade. Dessa forma, o desenvolvimento de estratégias para promoção de saúde geral e bucal pode ser bem delineado quando há uma atuação por ciclos de vida; analise as afirmativas a seguir.

I. A abordagem por ciclo de vida organiza o atendimento diferenciado dos indivíduos por faixa etária .

II. A ressignificação da pessoa idosa implica diretamente nas políticas públicas, sendo o edentulismo um indicador crítico na saúde bucal dos idosos.

III. O ciclo de vida interfere nas estratégias de atenção e promoção da saúde da população; entretanto, as crianças até os dois anos de idade não participam deste modelo organizacional.

IV. A jornada de trabalho da população adulta, economicamente ativa, não é um fator complicador para o acesso aos serviços de saúde.

Está correto o que se afirma apenas em