Filtrar


Questões por página:
A resistência é um fenômeno esperado nas mudanças organizacionais. Para superá-la, os agentes da mudança podem usar táticas diversas, de acordo com os desafios encontrados. Uma situação relativamente comum é a resistência a ser originada da falta de informações adequadas sobre o processo de mudança por parte dos funcionários.

Nessa situação, a tática adequada para reduzir a resistência e uma de suas potenciais desvantagens são, respectivamente:
Alda é gerente em certa organização e está avaliando candidatos para compor uma nova equipe na sua área. Ela está atenta a aspectos importantes relativos à composição da equipe, tais como diversidade e personalidade dos futuros membros. No entanto, para montar uma equipe eficaz, precisará considerar também outros fatores, relativos ao contexto e aos processos da equipe.

São fatores de contexto e de processo das equipes, fortemente relacionados a seu desempenho, respectivamente:
Certa organização publicou recentemente um anúncio de emprego em que se lia, entre outras informações: “Oferecemos oportunidade de realizar trabalho criativo; autonomia para realização do trabalho; plano de saúde; plano de aposentadoria; bom ambiente de trabalho”.

Com base na hierarquia das necessidades de Maslow, a oferta da empresa foca na satisfação das seguintes necessidades, respectivamente:
Em certa organização, a diretora de recursos humanos está avaliando os candidatos ao cargo de gerente de uma equipe. A equipe é composta por membros recentemente admitidos na organização e ainda sem as competências técnicas necessárias ao bom desempenho das funções. No entanto, os membros da equipe se mostram bastante interessados e motivados para a realização das tarefas. Apoiando-se na teoria da liderança situacional de Hersey e Blanchard, a diretora avalia que a equipe se encontra no nível de prontidão “2”.

Considerando que a avaliação da diretora está correta, a teoria da liderança situacional de Hersey e Blanchard aponta que, nessas condições, o estilo mais eficaz de liderança é o:
A departamentalização por cliente é o “critério de agrupamento de tarefas, atividades e recursos pelo tipo de cliente ou segmento de mercado que a organização busca servir” (Sobral e Peci,2013, p.262). Considere as seguintes afirmativas sobre a departamentalização por cliente:

I. induz à redundância de funções;

II. reduz a eficiência da organização como um todo, quando comparada à estrutura funcional;

III. é indicada quando a organização atende a clientes com necessidades muito distintas;

IV. pode tornar secundários aspectos como lucratividade ou produtividade, em função da priorização da satisfação do cliente.


Estão corretas: