Filtrar


Questões por página:
O sistema de fundações é formado pelo elemento estrutural do edifício que fica abaixo do solo e o maciço de solo envolvente sob a base e ao longo do fuste. Sua função é suportar com segurança as cargas provenientes do edifício. As fundações podem ser classificas em rasas e profundas. Sobre as fundações profundas, assinale a afirmativa INCORRETA.
Uma das etapas mais importante de um projeto executivo é a parte de orçamento. Considere que em um determinado projeto, um orçamento preliminar apresentou os seguintes quantitativos: Imagem associada para resolução da questão Para totalizar o custo de uma obra atribui-se a cada serviço uma composição de custos unitários. Para o serviço de alvenaria foram considerados os seguintes insumos: Imagem associada para resolução da questão Conforme as tabelas orçamentárias apresentadas e de acordo com os conceitos sobre custos, analise as afirmativas a seguir. I. O quantitativo de serviço a ser realizado para alvenaria é de 100 m². II. O custo unitário do tijolo cerâmico é R$ 0,25. III. O custo unitário é o custo de aquisição ou emprego de uma unidade do insumo. IV. O custo total é definido como o custo total do insumo na composição de custos unitários. V. O custo total para a execução do serviço de alvenaria é de R$ 21,35.
Estão corretas apenas as afirmativas
A NR 18 estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho, na Indústria da construção. Assinale, a seguir, uma definição correta sobre providências que devem ser tomadas no caso de obras de escavação.
Para o emprego como material de construção, algumas das propriedades dos materiais metálicos que interessam são: aparência, densidade, condutividade térmica, resistência mecânica à fadiga e à oxidação (corrosão). Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Todos os metais são sólidos a temperaturas comuns a construções, apresentando porosidade aparente. ( ) A densidade do aço empregado na construção gira em torno de 7800 kg/m3 . ( ) O aço é um excelente isolante térmico, sendo empregado na construção civil para essa finalidade. ( ) Os aços apresentam grandes valores de resistência à tração e ao choque, porém têm baixa resistência à compressão. ( ) A ruptura por fadiga é a que ocorre quando o metal é solicitado repetidas vezes por cargas menores ou em sentidos variados (cargas dinâmicas), sendo causada pela desagregação progressiva da coesão entre os cristais que formam o material metálico. Alguns metais apresentam baixa resistência à fadiga. ( ) A corrosão é a transformação não intencional de um metal em compostos não aderentes, solúveis ou dispersíveis no ambiente em que o metal se encontra. Todo metal, para ser empregado na construção civil, deve ter algum tratamento para proteção contra a corrosão.
A sequência está correta em
De acordo com a NBR 14653-1, a avaliação de bens pode ser definida como uma análise técnica realizada por engenheiro de avaliações, para identificar o valor de um bem, de seus custos, frutos e direitos, assim como determinar indicadores da viabilidade de sua utilização econômica, para uma determinada finalidade, situação e data. Analise os procedimentos avaliativos usuais, com a finalidade de identificar o valor de um bem, de seus frutos e direitos, o seu custo, bem como aqueles para determinar indicadores de viabilidade com suas respectivas definições.
1. Método comparativo. 2. Método da capitalização da renda. 3. Método evolutivo. 4. Método involutivo.
( ) Identifica o valor do bem, com base na capitalização presente da sua renda líquida prevista, considerando-se cenários viáveis. Recomendado para empreendimentos de base imobiliária, tais como shopping-centers, hotéis. ( ) Identifica o valor de mercado do bem por meio de tratamento técnico dos atributos dos elementos comparáveis, constituintes da amostra. Preferencialmente utilizado na busca do valor de mercado de terrenos, casas padronizadas, lojas, apartamentos, escritórios, armazéns, entre outros, sempre que houver dados semelhantes ao avaliando. ( ) Identifica o valor do bem pelo somatório dos valores de seus componentes. Caso a finalidade seja a identificação do valor de mercado, deve ser considerado o fator de comercialização. Indicado para estimar o valor de mercado no caso de inexistência de dados amostrais semelhantes ao avaliando; é o caso de residências de alto padrão, galpões, entre outros. ( ) Identifica o valor de mercado do bem, alicerçado no seu aproveitamento eficiente, baseado em modelo de estudo de viabilidade técnico-econômica, mediante hipotético empreendimento compatível com as características do bem e com as condições do mercado no qual está inserido, considerando-se cenários viáveis para execução e comercialização do produto. Utilizado no caso de inexistência de dados amostrais semelhantes ao avaliando.
Considerando que não há hierarquia entre esses métodos avaliativos, deve-se optar pela metodologia mais adequada à finalidade da avaliação. Dessa forma, a sequência está correta em