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Considerando os objetivos e condições para a organização curricular, analise as assertivas abaixo:
I. As instituições de Educação Infantil devem assegurar a educação em sua integralidade, entendendo o cuidado como algo indissociável do processo educativo. II. O combate ao racismo e às discriminações de gênero, socioeconômicas, étnico-raciais e religiosas deve ser objeto de constante reflexão e intervenção no cotidiano da Educação Infantil. III. As instituições necessariamente precisam conhecer as culturas plurais que constituem o espaço da creche e da pré-escola, a riqueza das contribuições familiares e da comunidade, suas crenças e manifestações, e fortalecer formas de atendimento articuladas aos saberes e às especificidades étnicas, linguísticas, culturais e religiosas de cada comunidade. IV. A execução da proposta curricular requer atenção cuidadosa e exigente às possíveis formas de violação da dignidade da criança.
Quais estão corretas?
Considerando as concepções de criança, infância e Educação Infantil, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A criança, centro do planejamento curricular, é sujeito histórico e de direitos que se desenvolve nas interações, relações e práticas cotidianas. ( ) O período de vida atendido pela Educação Infantil caracteriza-se por marcantes aquisições: a marcha, a fala, o controle esfincteriano, a formação da imaginação e da capacidade de fazer de conta e representar usando diferentes linguagens. ( ) As crianças apresentam um único ritmo de aprendizagem e forma própria de colocar-se nos relacionamentos e nas interações, de manifestar emoções e curiosidade e elaboram um modo próprio de agir nas diversas situações. ( ) A motricidade, a linguagem, o pensamento, a afetividade e a sociabilidade são aspectos integrados e se desenvolvem a partir das interações que, desde o nascimento, a criança estabelece com diferentes parceiros, a depender da maneira como sua capacidade para construir conhecimento é possibilitada e trabalhada nas situações em que ela participa.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Sobre avaliação, analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. A avaliação, conforme estabelecido na Lei nº 9.394/1996, deve ter a finalidade de acompanhar e repensar o trabalho realizado.
PORQUE
II. No processo de avaliação na Educação Infantil, devem existir práticas coerentes de verificação da aprendizagem, como provas avaliativas, que resultam em mecanismos de retenção das crianças quando necessário.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Considerando o currículo para Educação Infantil conforme descrito nas Diretrizes Curriculares Nacionais, analise a sentença abaixo:
O currículo da Educação Infantil é concebido como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, científico e tecnológico (1ª parte). A gestão democrática da proposta curricular deve contar, na sua elaboração, acompanhamento e avaliação, tendo em vista o Projeto Político-Pedagógico da unidade educacional, com a participação do diretor e da Secretaria Municipal de Educação (2ª parte). A instituição de Educação Infantil organiza seu currículo, que pode ser entendido como as práticas educacionais organizadas em torno do conhecimento e em meio às relações sociais que se travam nos espaços institucionais e que afetam a construção das identidades das crianças (3ª parte).
Quais partes estão INCORRETAS?
Considerando a história da Educação Infantil, analise as afirmações abaixo:
1. A expressão educação “pré-escolar”, utilizada no Brasil até a década de 1980, expressava o entendimento de que a Educação Infantil era uma etapa anterior, independente e preparatória para a escolarização.2. Com a Constituição Federal de 1988, o atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a três anos de idade torna-se dever do Estado.3. Com a promulgação da LDB, em 1996, a Educação Infantil passa a ser parte integrante da Educação Básica, situando-se no mesmo patamar que o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.4. A obrigatoriedade de matrícula de todas as crianças de 4 e 5 anos em instituições de Educação Infantil é incluída na LDB com a implementação da BNCC em 2020.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é: