Filtrar


Questões por página:
Menino de 3 meses é levado à emergência com história de vômitos inicialmente pós-prandiais com piora progressiva na última semana. Nega diarreia, febre ou outras sintomatologias. Encontra-se irritado, bastante desnutrido, desidratado e demonstrando avidez ao sugar o seio materno, porém, dez minutos depois vomitou. O exame físico é dificultado pela irritabilidade da criança, porém você consegue palpar uma estrutura arredondada no abdome. Em relação ao caso é correto afirmar que:
Durante uma consulta de puericultura você atende um menino de 1 ano apresentando eritema descamativo e pruriginoso acometendo as bochechas e queixo poupando, no entanto, a regiões perioral e paranasal. Segundo a mãe o prurido se acentua durante o sono. A região da fralda não está acometida. Trata-se de:
Menino de 2 anos chega à emergência com história de vômitos e dor abdominal em cólicas há 24h associado a evacuações pastosas em pequena quantidade. Hoje a criança demonstra letargia, vômitos biliosos, febre, taquicardia e evacuou “avermelhado” uma vez. O exame físico revela um abdome doloroso e discreta estrutura tubular no quadrante superior direito. O próximo passo nesse caso será:
Menino de 4 anos chega à emergência com história de secreção nasal amarelada há 2 meses sempre unilateral à esquerda. História familiar positiva para asma e eczema. O próximo passo nesta situação será:
Paciente de 10 anos com febre baixa há 4 dias, tosse produtiva há 9 dias sem predomínio de período do dia e secreção nasal amarelada. A mãe relata que este é o primeiro episódio deste tipo. Você suspeita de sinusite. A conduta neste caso será: