Filtrar


Questões por página:

Em seu livro A loucura do trabalho, o psiquiatra e médico do trabalho, Christophe Dejours, busca circunscrever as relações entre o trabalho e a saúde mental. Baseado nesse estudo analise as assertivas abaixo:


I - As más condições de trabalho são, no conjunto, mais terríveis do que uma organização rígida e imutável.

II - A inadaptação entre as necessidades provenientes da estrutura mental e o conteúdo ergonômico da tarefa traduz-se por uma insatisfação, ou por um sofrimento físico ou, até mesmo, por um estado de ansiedade.

III - As frustrações resultantes de um conteúdo significativo do trabalho inadequado às potencialidades e às necessidades da personalidade podem ser uma fonte de grandes esforços à adaptação à tarefa.

IV - O trabalho nunca é neutro em relação à saúde, e favorece tanto a doença quanto a saúde.


Estão CORRETAS as assertivas:

Sigmund Freud desenvolve um pouco mais, em sua obra Além do Princípio de Prazer, o termo „princípio de prazer‟. O princípio de prazer decorre do princípio de constância, ou seja, o aparelho mental se esforça por manter a quantidade de excitação, nele presente, tão baixa quanto possível ou, pelo menos, por mantê-la constante. Esse psicanalista assinala que existe uma forte tendência no sentido do princípio de prazer na mente humana e que, forças externas ou circunstâncias do dia a dia, nem sempre se mostram em harmonia com essa tendência. Em relação aos termos, princípio de prazer e o princípio de realidade, trabalhados nesse livro de Freud, marque a alternativa CORRETA:
Em seu livro Psicologia de Grupo e a Análise do Ego, Freud aproximou as características observadas dos grupos humanos com a ideia, descrita pela psicanálise, daquilo que consistiria a horda primeva; essa aproximação o levou a pensar que os grupos seriam uma espécie de revivência da horda primeva. Com base no pensamento freudiano dessa época, analise as assertivas abaixo e marque a alternativa INCORRETA:

Os estudos sobre a psicologia do ego conduziram Sigmund Freud à hipótese sobre a constituição do superego e sua origem nas mais antigas relações objetais do indivíduo. Em seu livro O Mal estar da civilização, as pesquisas sobre a instância superegóica se ampliaram com a exploração e a clarificação do sentimento de culpa e dos instintos agressivos. Baseado nesse livro de Freud analise as assertivas abaixo:


I - Em caso de neurose obsessiva, o sentimento de culpa faz-se ruidosamente ouvido na consciência; domina o quadro clínico e a vida do paciente.

II - Com exceção da neurose obsessiva, na maioria dos casos e formas de neuroses, o sentimento de culpa permanece completamente inconsciente, sem que, por isso, produza efeitos menos importantes.

III - O sentimento de culpa existe antes do superego e, portanto, antes da consciência também.

IV - Quando uma tendência instintiva experimenta a repressão, seus elementos libidinais são transformados em sintomas e seus componentes agressivos em sentimento de culpa.


Estão CORRETAS as assertivas:

Em O Mal estar da civilização, Freud sublinha a inclinação humana para a crueldade, para a agressividade e para a destrutividade. Neste livro, este psicanalista relaciona estas inclinações à formação da civilização. Marque a alternativa CORRETA de acordo com o pensamento freudiano nesse estudo: