Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Manuel Bandeira é um poeta que consolidou na literatura brasileira o verso livre, a liberdade criadora, a linguagem coloquial, a irreverência, junto a uma capacidade de produzir poesias com base em coisas simples da vida. A crítica social e a reflexão filosófica é uma constante nos seus poemas, indicando a diversidade cultural do Brasil a partir de temas do cotidiano. Com base no trecho do poema acima citado, indique a alternativa correta:
mostrar texto associado
Primeiras estórias é uma coletânea de contos de João Guimarães Rosa que traz marcas de oralidade, demonstrando a relação do autor com o povo do interior brasileiro, atribuindo à narrativa uma contribuição popular que a torna regional. No conto “A terceira margem do rio”, a linguagem rosiana está coordenada por fórmulas que se ouve na boca do povo, criando uma arte original com as palavras. São ditos populares e construções às vezes inventadas que habitam a fala de pessoas de poucas letras e que se concretizam por meio das personagens que o autor criou.
Identifique em qual das alternativas abaixo os dois trechos citados trazem marcas de oralidade no discurso direto:
mostrar texto associado
Em Primeiras estórias, João Guimarães Rosa constrói os seus contos em uma região não especificada, porém identificável, devido à semelhança de acontecimentos inerentes à sua infância e juventude. Há presença de elementos típicos do interior do Brasil, tais como: bichos, plantas, costumes e hábitos, misteres e fainas, descritos de forma minuciosa. Têm lugar também na narrativa dos contos os altos morros, vastos horizontes, amplos rios margeados de brejos, campos extensos de pastoreios e lavouras, em fazendas enormes cheia de animais e superstições.
Identifique, abaixo, a alternativa cujos contos fazem parte de Primeiras estórias.
mostrar texto associado
O texto, extraído do conto “A terceira margem do rio”, do livro Primeiras estórias, de Guimarães Rosa, revela que a representação social é uma grande articuladora no interior de uma narrativa, transformando-se em um critério para se discutir a sociedade em um país de grande diversidade cultural, como é o caso do Brasil.
A propósito das obras de João Guimarães Rosa, cujo regionalismo se apresenta de forma bastante acentuada, afirma-se que:
mostrar texto associado
O texto acima é um ponto de partida para compreensão do cinema como uma arte que articula o teatro, a música, a dança e diversas outras artes visuais. Nessa perspectiva, o cinema se tornou um bem cultural que atinge as massas de uma forma avassaladora, movendo uma gigantesca indústria cultural em todo mundo. É, portanto, correto afirmar que: