Filtrar


Questões por página:
O envelhecimento é um processo biológico natural no qual as funções de diferentes órgãos tornam-se deficientes alterando a atividade dos medicamentos. A diminuição do fluxo renal e da filtração glomerular alteram a eliminação de fármacos de excreção renal preponderante, podendo resultar em acúmulo e toxicidade.

Um fármaco que merece atenção a esse respeito é a
No dia 04 de maio de 2007, a Folha Online publicou a seguinte reportagem: “Governo federal quebra patente de medicamento anti-Aids. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta sexta-feira o licenciamento compulsório do remédio Efavirenz, o que, na prática, representa a quebra da patente do medicamento. Lula afirmou que, se for necessário, o mesmo poderá ocorrer com outros remédios."

Sobre os efeitos da propriedade intelectual no acesso a medicamentos, pode-se afirmar que
Desde 1999, a organização humanitária Médicos Sem Fronteiras desenvolve uma campanha internacional pelo acesso a medicamentos essenciais. Um dos objetivos dessa campanha é estimular a pesquisa e o desenvolvimento de medicamentos para as doenças negligenciadas. O Brasil é um país chave para a Campanha de Acesso; ao mesmo tempo em que concentra uma grande quantidade de doenças tropicais, o país detém tecnologia, centros de pesquisa e profissionais qualificados para integrar as ações da campanha.

Sobre doenças negligenciadas, é correto afirmar que sua definição apoia-se
A Política Nacional de Medicamentos representa um registro formal de valores, aspirações, objetivos e compromissos do governo; define metas e objetivos nacionais para o setor farmacêutico; identifica estratégias necessárias para cumprir os objetivos; identifica os principais agentes responsáveis pela implementação dos componentes prioritários da política e cria um fórum de debate sobre a questão. O conceito de medicamentos essenciais é um dos elementos-chave da política de medicamentos.

Assinale a sentença INCORRETA.
O Brasil possui uma política específica para a área de medicamentos, publicada em 1998 e intitulada de Política Nacional de Medicamentos. Essa política aponta que o consumidor brasileiro encontra-se dividido em três grupos: “o primeiro, formado por aqueles com renda acima de 10 salários mínimos, que corresponde a 15% da população, consome 48% do mercado total e tem uma despesa média anual de 193,40 dólares per capita; o segundo apresenta uma renda entre quatro a 10 salários mínimos, que corresponde a 34% da população, consome 36% do mercado e gasta, anualmente, em média,64,15 dólares per capita; o terceiro tem renda de zero a quatro salários mínimos, que representa 51% da população, consome 16% do mercado e tem uma despesa média anual de 18,95 dólares per capita."

Com base nesses dados, é correto afirmar que