Filtrar


Questões por página:
Em uma situação em que um paciente com 60 anos de idade, normotenso, apresenta recorrentes episódios de hemorragia cerebral ao lado de uma perda cognitiva progressiva, a sua suspeita diagnóstica será:
Paciente com 55 anos de idade, apresenta um quadro progressivo há um ano, caracterizado por desinibição, impulsividade, inércia, perda de comportamento social, irritabilidade e agressividade, negligência com cuidados pessoais e de higiene, prejuízo da memória recente, comportamento estereotipado. Exame clínico e neurológico normais (sem localização, sem deficits motores ou sensitivos e tono normal). A sua impressão diagnóstica é:
Em relação à doença de Alzheimer, pode-se dizer:
Um paciente chega ao serviço de emergência com quadro subagudo (um dia de evolução) caracterizado por: falta de concentração, distração, distúrbio de percepção (ex. ilusão, falha de interpretação dos fatos, alucinação visual), comprometimento da memória recente e desorientação no tempo e no espaço. Períodos de agitação e sonolência; fala incoerente. Não tem antecedentes mórbidos. Não estava em uso de medicações e negava exposição a inseticidas, agrotóxicos ou outro veneno. Está febril, atribuído à infecção urinária; sem sinais de localização neurológica ou de hipertensão intracraniana. Esse quadro é sugestivo de:
Os principais sinais e sintomas de um adenoma hipofisário são: