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Leia o trecho a seguir.

”Os filósofos do século XVIII só concordavam em um único ponto: podiam discordar publicamente, usando a razão.”

ELIAS, Rodrigo, Dossiê Iluminismo. Revista de História da Biblioteca Nacional. Ano 9. Nº 104, maio 2014. p.17. Durante o século XVIII, conhecido como Século das Luzes, desenvolveu-se um movimento intelectual denominado Iluminismo, que buscou combater práticas até então aceitas.

São práticas combatidas pelo movimento Iluminista, EXCETO:

Leia o trecho a seguir. “No dia 10 de novembro de 1937, Vargas ordenou o cerco militar ao Congresso Nacional, impôs o fechamento do legislativo e outorgou uma nova Constituição para o país, substituindo a Constituição de 1934. Iniciava-se, desse modo, o governo ditatorial, que ficou conhecido como Estado Novo.” COTRIM, Gilberto. História Global Brasil e Geral. Volume único. São Paulo: Saraiva,2008. p.488.

Vargas governou ditatorialmente até 1945, quando a Guerra contra o nazifascismo na Europa foi, de certo modo, aproveitada pelos grupos liberais brasileiros para combater o “fascismo varguistas”. Assim, Vargas se antecipou aos adversários e tomou diversas ações que garantiram a abertura democrática, assim como marcaram as eleições para presidente.

Vargas estimulava um movimento popular que ficou conhecido como:

.Leia o trecho a seguir.

“Utilizando o Plano Real, o político, sociólogo e professor Fernando Henrique Cardoso, foi eleito e reeleito pela primeira vez na história do Brasil, e em primeiro turno, presidente do país. Assumiu a presidência da República apoiado por uma confortável maioria no Congresso [...] Graças ao apoio do Congresso, FHC conseguiu a aprovação para inúmeras emendas constitucionais.” SCHMIDT, Mario. Nova História Crítica. São Paulo: Nova Geração,2008. p.791.

Assinale a alternativa que apresenta uma das emendas constitucionais que foram aprovadas no governo de FHC.

Leia o trecho a seguir.

“Em 1972, ano do Sesquicentenário da Independência, quando os restos mortais de D. Pedro I foram trasladados de Portugal para o Brasil, o povo pernambucano, tendo à frente o Instituto Histórico e Arqueológico, pediu que o navio passasse ao largo. O desejo foi atendido. Pelo menos nesse pedaço do Brasil, não havia motivos para prestar homenagens ao imperador.” GOMES, Laurentino.1822. Rio de Janeiro. Nova Fronteira,2010. p.234.

A Confederação do Equador, liderada pela província de Pernambuco, é uma das maiores demonstrações de insatisfação com o governo imperial de D. Pedro I.

A esse respeito, são atitudes tomadas por D. Pedro I, EXCETO:

Leia o trecho a seguir.

“A historiografia dedicou páginas e páginas à investigação das causas e das responsabilidades da guerra: enfatizando a agressividade alemã, frisando o desejo de revanche dos franceses, apontando para os interesses das potências europeias nos Balcãs, ou dando ênfase à competitividade exacerbada entre Inglaterra e Alemanha para a conquista e o controle dos mercados. [...] numa Europa onde ninguém talvez a deseje realmente, mas onde todos, sem dúvida, estão se preparando para uma possível eclosão. SCARRONE, Marcelo. Aniversário de uma tragédia anunciada. Revista de História da Biblioteca Nacional. Ano 9. Nº 106, jul.2014. p.19.

Na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), ambos os lados acreditavam que a Guerra acabaria rapidamente, e os alemães depositaram grandes esperanças em seu Plano Schlieffen. Esse plano consistia em: