Filtrar


Questões por página:
Em relação ao acompanhamento e adaptação do trabalhador e sua saúde mental em relação ao estresse, é INCORRETO afirmar que

A psicologia organizacional está interessada em algo mais do que a eficácia e a produtividade. A saúde dos empregados, a redução do estresse e a qualidade da vida no trabalho estão se tornando cada vez mais importantes. Sobre as “forças críticas” do local de trabalho do futuro que continuarão a influenciar o campo da psicologia I/O, analise.


I. A crescente diversidade da força do trabalho.

II. A reintegração da vida profissional com a vida doméstica.

III. A globalização.

IV. A individualidade subjetiva do ser humano.

V. A expansão do planejamento dos recursos humanos.

VI. A transferência para uma força de trabalho baseada no conhecimento.

VII. O aumento das expectativas dos empregados.

VIII. A renovação da responsabilidade social e de opções de trabalho.

Estão corretas as alternativas

Dislexia é um distúrbio na leitura afetando a escrita, normalmente detectado a partir da alfabetização, período em que a criança inicia o processo de leitura de textos. Sobre dislexia, assinale a alternativa INCORRETA.

“À medida que a importância da saúde pessoal e do gerenciamento do estresse foi sendo reconhecida, os psicólogos organizacionais começaram a estudar a contribuição do trabalho para a higidez e para as doenças individuais.”

(Ilgen,1990.)

Com uma força de trabalho mais afluente e com nível de instrução mais alto e os crescentes custos da substituição de empregados licenciados ou demitidos, a satisfação e a motivação no trabalho se tornaram mais importantes. Os psicólogos I/O agora estudam a vida dos trabalhadores fora do trabalho (Zedeck & Mosier,1990) e de que maneira esse aspecto afeta sua vida no trabalho. Reduções da lealdade organizacional entre os empregados deram origem a pesquisas sobre o compromisso organizacional. Analise os principais tópicos de estudo da psicologia I/O atual.


I. Questões legais e sociais, tais como decisões judiciais, padrões de segurança e emprego justo.

II. Recrutamento e retenção de empregados, juntamente com o estudo das necessidades futuras de recursos humanos.

III. Análise das necessidades de treinamento e avaliação dos programas de treinamento.

IV. Cultura organizacional (a “personalidade” da organização).

V. Forma física, saúde e estresse.

VI. Efeito de novas tecnologias sobre o local de trabalho e sobre os empregados.

VII. Necessidades futuras e desafios enfrentados pelas organizações.

VIII.Internacionalização e crescente diversidade do local de trabalho.


Estão corretas as alternativas

O campo da psicologia tem pouco mais de cem anos de existência. Uma pessoa a quem muitas vezes se credita a fundação do campo é Wilhelm Wundt, responsável pelo desenvolvimento do primeiro laboratório de psicologia da Universidade de Leipzig, na Alemanha, em 1879. A psicologia organizacional, como campo de especialização, data do início dos anos 1900, quando psicólogos começaram a estudar problemas relacionados ao trabalho e ao comportamento no trabalho. Apesar de a maioria das pessoas atribuir a Walter Scott, a Hugo Münsterberg, ou a ambos, o crédito de fundação da psicologia industrial/organizacional, um outro autor teve uma profunda influência no campo que então desenvolvia Frederick W. Taylor, um engenheiro que sustentava que princípios científicos poderiam ser aplicados para o replanejamento do ambiente de trabalho. Com base nos estudos de Taylor, assinale a afirmativa INCORRETA.