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“Um incêndio de grandes proporções atingiu o Museu da Língua Portuguesa, contíguo à Estação da Luz – cartão postal da região central da cidade de São Paulo – em dezembro de 2015. Ali, na rua Mauá, que passa ao lado da estação, Paulo Cassiano da Costa,69 anos, viu tudo desde o início, por volta das 16h. Dono de uma banca de jornal desde 1972, diz nunca ter presenciado nada tão impressionante e resume seu carinho pelo cartão postal paulistano mostrando a foto de capa de seu celular: uma foto da estação. ‘Pra mim é um orgulho trabalhar por aqui, isso aí foi uma pena’.”
(Disponível em: http://brasil.elpais.com/brasil/2015/12/21/politica/1450725886_775097.html.)
O patrimônio cultural é um bem intocável e um recurso não renovável; insubstituível e de enorme valor simbólico. Em relação ao quesito “segurança” dos museus, analise as afirmativas a seguir.
I. Mesmo sendo espaços de reafirmação identitária e por assegurarem o direito à memória dos povos, os museus, como guardiões destes bens, não se tornam locais menos suscetíveis a riscos.
II. Como são garantidos pelo Estado, mesmo em casos de guerra, conflitos e crises, os museus são totalmente salvaguardados contra as ações degradantes dos mais diversos agentes de riscos.
III. Forças físicas, furto/roubo e vandalismo, fogo, água, pragas, poluentes, entre outros, são agentes de risco, que ameaçam constantemente os bens culturais, em museus.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
“No século XXI são muitos os museus em construção ou em inauguração ao redor do globo. O intenso movimento em redor da construção de museus (ampliações, restauros, reformas, novas construções) torna patente a transformação da edificação – e dos acontecimentos que abrigam – em peça central do sistema de circulação cultural de massa, quer como acontecimento midiático, quer como gerador de novas centralidades urbanas. Em ambos os casos, correspondendo ao incremento direto ou indireto do capital circulante. A ‘atualidade’ ou ‘atualização’ da arquitetura do museu passa a participar do contexto contemporâneo de adjetivação do ‘atual’ como índice de movimento dinâmico constante da instituição.”
(Disponível em: http://www.forumpermanente.org/revista/edicao-0/textos/as-arquiteturas-de-museus-contemporaneos-como-agentes-no-sistema-da-arte.)
Em relação à arquitetura dos museus contemporâneos, é correto afirmar que:
“Em se tratando de Museus, temos que ter consciência de que tratamos de acervos com imenso valor simbólico, científico e também de mercado. Logo, as práticas de documentação e preservação que adotamos devem considerar estes aspectos. Um dos pilares fundamentais da gestão de museus, a documentação é um processo museológico, assim como a conservação, a exposição e as atividades educativas.”
(Disponível em: http://www.cultura.pr.gov.br/arquivos/File/downloads/p_museologia.pdf.)
Para que essa preservação, em todos os sentidos, seja eficiente, é necessário um sistema de recuperação da informação e do acervo que atenda as expectativas. Nesse setor ganha notoriedade as técnicas de conservação preventiva, dentre as quais podemos destacar como medida fundamental:
“Nos últimos anos, os museus – centros perpetuadores da memória, da arte e do conhecimento – têm experimentado um extraordinário fortalecimento no Brasil. Esse processo é constatado pelo aumento significativo do número dessas instituições em todo o território nacional, pelo crescimento da oferta de cursos de museologia em nível superior e, sobretudo, pela criação de um marco regulatório para o setor: o Estatuto de Museus.”
(Disponível em: http://www.museus.gov.br/decreto-8-12413/.)
Consta, entre outros assuntos e leis, nesse Estatuto, as atribuições do museólogo; analise-as.
I. Ensinar a matéria museologia, nos seus diversos conteúdos, em todos os graus e níveis, obedecidas as prescrições legais.
II. Pode planejar, organizar, administrar, dirigir e supervisionar os museus, as exposições de caráter educativo e cultural, os serviços educativos e as atividades culturais dos museus e de instituições afins.
III. Sua principal função é executar as atividades concernentes ao funcionamento das exposições e eventos dos museus, com exceção daquelas ligadas à administração financeira e administrativa.
IV.Orientar a realização de seminários, colóquios, concursos, exposições de âmbito nacional ou internacional, e de outras atividades de caráter museológico.
Estão corretas apenas as afirmativas